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Como aproveitar as comidas típicas das festas juninas sem sair da dieta

02 de junho de 2016.

 

Festas juninas são um período difícil para quem faz dieta, afinal, são muitas tentações durante o período. De acordo com a nutróloga Ana Luisa Vilela, é possível comer de modo saudável nas festas típicas dos meses de junho e de julho. Para isso, afirma a médica, é preciso apostar nos alimentos certos, isto é, que não engordam e ainda podem ajudar a melhorar o funcionamento do organismo. 

 

As comidas mais engordativas da festa, de acordo com Ana Luisa, são salsicha, paçoca, arroz-doce e canjica. "Elas têm quase 400 calorias em 100 gramas", alerta a nutróloga, que aconselha a fazer substituições saudáveis. Uma das dicas é trocar os embutidos por carnes frescas, como cachorros quentes por sanduíches com carne desfiada ou moída, ou até espetos de churrasco. "Além de serem ricos em proteínas, se combinados com o milho cozido, que é rico em fibras, esses alimentos podem estimular o bom funcionamento do organismo", diz Ana Luisa. 

 

Ela chama atenção também para os doces feitos de milho, como o cural e a pamonha, que são boas opções para quem não dispensa a sobremesa. "Prefira sempre os doces mais naturais possíveis e fuja das frituras, já que o óleo dessas festas normalmente é reutilizado e se transforma em gordura trans - que está diretamente relacionada às doenças cardiovasculares", aconselha a nutróloga. Outra dica é substituir o amendoim por oleaginosas, como as castanhas. 

 

Para quem não quiser fazer muitas restrições, a orientação é para consumir pequenas porções, correspondentes a metade da palma da mão. Outra dica é para os que gostam de quentão, mas não querem fugir da dieta: é possível fazer uma versão sem álcool e trocar o açúcar refinado por adoçante.

 

 

 

 

Fonte: Site do jornal O Estado de S. Paulo