Voltar

Hora do planeta 2017

24 de março de 2017.

É muito provável que você já tenha participado ou, ao menos, ouvido falar sobre a iniciativa global ambiental que leva o nome de Hora do Planeta. Ela é uma iniciativa do Fundo Mundial para a Natureza (World Wide Fund For Nature), realizada pela primeira vez em 2007, em Sidney, na Austrália. Naquele ano, cerca de 2,2 milhões de pessoas e duas mil empresas desligaram as luzes por uma hora como forma de mobilizar-se contra as mudanças climáticas. No ano seguinte, mais de 50 milhões de pessoas em 135 países também demonstraram apoio à causa, apagando simbolicamente as luzes.

Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2016, espera-se um aumento de mais de um terço no consumo de energia entre 2010 e 2035. Dados como esse alertam e inspiram pessoas, empresas e governos a repensarem suas atitudes em prol do meio ambiente e aderirem à iniciativa Hora do Planeta. Neste ano, todos estão convidados a apagarem as luzes durante uma hora no sábado, dia 25 de março, às 20h30. Para quem pretende participar da Hora do Planeta, confira algumas sugestões de atividades que servem de inspiração para fazer durante o período.

- Se a previsão do tempo for de céu limpo, combine com amigos, família ou com seu par para sair de casa e ver as estrelas. Escolha um local seguro e estratégico para admirar o céu.

- Quem tem crianças em casa pode reunir a família toda e brincar de fazer sombras na parede. Basta dispor de uma vela e muita criatividade.

- Esta também é uma boa oportunidade para desligar do mundo, esquecer dos problemas e relembrar coisas positivas que tenham acontecido nos últimos tempos.

- Reúna os amigos para bater papo ao ar livre. A Hora do Planeta pode ser uma oportunidade para divertir-se, dar risadas e fortalecer amizades.

- Se você tem um par romântico, aproveite a oportunidade para preparar um jantar. Para aumentar o romantismo, utilize velas em substituição às luzes.