PARTICULARIDADE DOS PLANOS
 
 
Resolução Normativa - RN nº 389
 
De acordo com o artigo 18 da Resolução Normativa - RN nº 389, que informa que as operadoras devem disponibilizar, na área aberta de seu portal na internet, as informações mínimas acerca dos diferentes tipos de contratação de plano privado de saúde, conforme o Anexo I da RN nº 389.

Clique aqui e confira as informações.


REAJUSTES CONTRATUAIS

 
CONTRATAÇÃO COLETIVA
 
Resolução Normativa - RN nº 309
 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da Resolução Normativa - RN nº 309, estabelece que os contratos coletivos com menos de duzentos e noventa e nove beneficiários deverão ser agrupados para cálculos e aplicação de reajuste.

Os contratos com data base de reajuste entre maio de 2017 e abril de 2018 serão reajustados em 25,50%.

Clique aqui e confira os contratos e respectivos planos que receberão o reajuste por agrupamento, conforme a RN nº 309.

 
Resolução Normativa - RN nº 279
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da Resolução Normativa - RN nº 279, estabelece que a carteira dos planos privados de assistência à saúde de ex-empregados de uma operadora deverá ser tratada de forma unificada para fins de apuração de reajuste, devendo ser aplicado percentual único para todos os planos coletivos empresariais exclusivos para os demitidos e aposentados.
 
Os contratos com aniversário entre agosto de 2017 e julho de 2018 terão reajuste de 16,57%.
 
Clique aqui e confira os contratos e respectivos planos exclusivos para demitidos e aposentados que receberão reajuste conforme a RN nº 279.
 
 
CONTRATAÇÃO INDIVIDUAL/FAMILIAR
 
Resolução Normativa - RN nº 171
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da Resolução Normativa - RN nº 171, estabelece que dependerá de sua prévia autorização a aplicação de reajustes das contraprestações pecuniárias dos planos individuais e familiares de assistência suplementar à saúde que tenham sido contratados após 1º de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998.
 
A CNU foi autorizada a reajustar os contratos individuais/familiares com aniversário entre maio de 2015 e abril de 2016 no percentual de 13,55%, conforme Ofício nº 313/2015/GGEFP/DIPRO, de 5 de junho de 2015.
 
Clique aqui e confira o histórico de reajustes autorizados (acesso ao portal da ANS).
 
 

ÍNDICE DE VCMH

O VCMH é uma medida da variação do custo médico-hospitalar da operadora de planos de saúde. A variação do custo médico hospitalar (VCMH) é calculada considerando-se o custo médio por beneficiário exposto em um período de 12 meses em relação às despesas médias dos doze meses imediatamente anteriores.

O percentual deste índice que será considerado pelo período de julho/17 à junho/18 é de 16,57%.