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10 dicas para se alimentar mellhor

10 dicas para se alimentar mellhor

10 dicas para se alimentar mellhor

2 Março 2016

02 de março de 2016.
 

Confira algumas dicas para uma alimentação saudável:
 

- Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras.
Eles são ricas em vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças.
 
- Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia.
Varie tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico, lentilha, etc. Coma feijão com arroz na proporção de 1 para 2. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
 
- Reduza o consumo de sal.
Tire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas para realçar o sabor. 
 
- Reduza o consumo de alimentos gordurosos.
Carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana. Prefira os alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos.
 
- Faça pelo menos 4 refeições por dia.
Café da manhã, almoço, jantar e os lanches e não pule as refeições. Para lanche e sobremesa prefira frutas.
 
- Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis.
Veja se seu IMC (Índice de Massa Corpórea) está entre 18,5 a 24,9kg/m2. O IMC mostra se seu peso está adequado para a sua altura.
 
- Consuma com moderação alimentos ricos em açúcar, como doces, bolos e biscoitos.
Prefira os cereais integrais.  
 
- Aprecie sua refeição e coma devagar.
Faça de sua refeição um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo TV ou lendo livros e revistas. Reserve um tempo do seu dia para as refeições fazendo delas, momentos de muito prazer! 
 
- Beba água.
Beba em média 2 litros de água (6-8 copos) por dia. Consuma com moderação bebidas alcoólicas e refrigerantes. 
 
- Seja ativo.
Acumule pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas, jogue bola, dance, o importante é se mexer.

 


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