Voltar

Boa digestão

Boa digestão

Boa digestão

28 Março 2016

28 de março de 2016.
 

Atire a primeira pedra quem nunca cometeu o pecado da gula e acabou sofrendo as consequências. Gastrite, azia, má digestão e refluxo.  Estes são alguns dos problemas digestivos mais comuns e, sim, a grande maioria está relacionada aos hábitos alimentares. O sistema digestivo é responsável por extrair dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.  Desta forma, quando um paciente chega ao consultório do gastroenterologista com sintomas de problemas digestivos, além da medicação para combater a crise, o tratamento envolve também uma mudança no cardápio e uma análise detalhada da rotina, pois parte do problema também pode estar relacionado às alterações emocionais.
 

Confira alguns inimigos da boa digestão:

Comer muito rápido: não mastigamos direito e nem damos tempo suficiente para que o cérebro perceba o que estamos comendo e libere a enzima que facilita a quebra do alimento e inicia o processo digestivo. Cada refeição deve durar pelo menos 20 minutos.

Beber enquanto come: com o líquido, o estômago enche demais e causa mal estar devido ao tempo para fazer digestão. Bebidas gaseificadas dilatam ainda mais o estômago, por isso, devem ser evitados.

Postura inadequada: os órgãos do sistema digestivo se localizam na caixa torácica e, dependo da postura que estamos quando comemos, o processo fica prejudicado. Por isso, comer deitado ou curvado não é uma boa ideia.

Para saber mais sobre problemas digestivos, leia a matéria "Boa digestão", na íntegra, na revista Vem Viver.



Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: