Voltar

Central Nacional Unimed recebe nota máxima de uma das maiores agências de classificação do mundo

Central Nacional Unimed recebe nota máxima de uma das maiores agências de classificação do mundo

Rating AAA foi concedido pela Standard & Poors

Central Nacional Unimed recebe nota máxima de uma das maiores agências de classificação do mundo

Rating AAA foi concedido pela Standard & Poors

12 de Janeiro de 2021

 

A Central Nacional Unimed recebeu AAA de rating pela Standard & Poors (S&P) — uma das principais agências de classificação de risco do mundo. O rating busca medir a capacidade da instituição ou companhia de arcar com suas obrigações financeiras. Quanto maior for a probabilidade de não pagamento do avaliado, pior será a sua nota ou classificação. Geralmente, utiliza-se a escala A, B, C, D. Na escala da Standard & Poor's, por exemplo, a melhor classificação é AAA (triple A), justamente a concedida para a Central Nacional Unimed, e a pior é D.

Tratando-se de planos de saúde — que costumam trabalhar com estreita margem de lucro e com grandes despesas para garantir assistência aos clientes —, a classificação AAA também aponta para a excelência no controle e gestão de riscos. Os analistas da agência, que avaliaram a cooperativa nacional do Sistema Unimed, consideraram aspectos como fluxo de caixa, nível de alavancagem, solidez do balanço patrimonial e projeções de resultados futuros. Além dos critérios quantitativos, analisaram o ambiente institucional.

“É um reconhecimento importante de nossa governança por uma agência independente e muito respeitada. O rating da Standard & Poors chancela que, além de boa saúde financeira temos controles e gerenciamento de riscos, e um bom planejamento em sua operação”, afirmou Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed. Segundo ele, essa qualificação reflete, ainda, a relevante posição de negócios e sólido perfil financeiro da cooperativa dentro da fragmentada e competitiva indústria de planos de saúde no Brasil. Também é importante para as sócias, singulares e federações do Sistema Unimed.

Os investimentos feitos em tecnologia foram fundamentais para a obtenção do triple A concedido pela Standard & Poors. Cerca de R$ 70 milhões foram destinados para programas de telemonitoramento e a teleconsulta, aplicativo para realização de reuniões, palestras e até assembleias virtuais, bem como a implantação do home office. Medidas que estão sendo importantes para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

As boas soluções em sustentabilidade e governança não foram reconhecidas apenas pela S&P. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) concedeu para a Central Nacional Unimed o Selo Ouro no Programa de Acreditação das Operadoras de Planos de Saúde, e às certificações ISO 9100:2015 e ISO 31000/2018.

Para saber mais sobre o rating da S&P acesse https://www.spglobal.com/ratings/pt/about/understanding-ratings