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Conheça alguns alimentos que ajudam a melhorar a disposição

Conheça alguns alimentos que ajudam a melhorar a disposição

Conheça alguns alimentos que ajudam a melhorar a disposição

15 Agosto 2016

06 de julho de 2016.

 

A alimentação pode influenciar para a sensação de bem-estar e até melhorar a produtividade. Afinal, tem dias em que após um almoço pesado, dá uma certa indisposição e até cansaço para o restante da jornada.

Assim, confira alguns alimentos que ajudam a melhorar a concentração, disposição e até a produtividade.

 

- Tomate
Além de contribuir para a saúde do cérebro a longo prazo, o antioxidante licopeno é importante no combate aos radicais livres e ajuda a prevenir o estresse oxidativo.

 

-Mirtilo
O mirtilo, também conhecido como blueberry, é rico em polifenois, como o resveratrol, que tem ação antienvelhecimento sobre a pele e atua na prevenção de alterações degenerativas. A fruta ainda possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que melhoram a capacidade de aprendizado e a memória.

 

- Sementes de abóbora
Para quem trabalha sob muita pressão, as sementes de abóbora podem ser aliadas, pois os altos níveis de ácido fólico, carotenoides e magnésio são excelentes para o coração.

 

- Goji berry
Popular entre quem busca uma vida mais saudável, goji berry é uma fruta rica em diversas substâncias benéficas como vitaminas, antioxidantes e fitoquímicos. Fonte de vitaminas dos complexos B e C, que auxiliam o sistema imunológico, prevenindo infecções, ela também conta com a presença de triptofano, um precursor de serotonina, neurotransmissor que desperta o bom humor. O goji berru tem ainda vitamina B, que contribui para a redução do cansaço e do estresse, e vitamina C, que afasta a gripe e auxilia na absorção de ferro.

 

- Grão-de-bico
O grão-de-bico é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, constituindo uma importante fonte de energia. Segundo O alimento possui triptofano, aminoácido precursor de serotonina, responsável pela sensação de bem estar, satisfação e confiança. Tem ainda magnésio e zinco, que são fundamentais para a oxigenação cerebral.

 

 

- Brócolis e couve-flor
Tanto o brócolis quanto a couve-flor são ricos em potássio e colina, uma vitamina do complexo B, nutrientes que fazem o cérebro funcionar de forma mais ativa. Os legumes também contêm antioxidantes e flavonoides, importantes no combate a infecções.

 

- Beterraba
Ótima opção para quem quer garantir energia. Além de ser uma boa fonte de carboidratos, contém nitrato, que no organismo se transforma em óxido nítrico favorecendo a vasodilatação e melhorando a oxigenação dos tecidos. Devido ao teor de potássio e de manganês, fortalece os músculos do coração, regulariza a pressão arterial e aumenta a resistência física.

 

- Nozes
As nozes possuem vários ingredientes que auxiliam as funções cognitivas, entre eles estão os antioxidantes, vitaminas, minerais e ácidos graxos da família do ômega 3. Esses nutrientes contribuem para a melhora do funcionamento das células cerebrais através da transmissão adequada de sinais, além de prevenirem a degeneração cognitiva e a demência.

 

- Espinafre
Conhecido como o alimento que dá força, o espinafre também é um grande aliado da atividade cerebral. Rico em antioxidantes, potássio e vitamina K, contribui para um sistema nervoso mais saudável.

 

- Sardinhas
A sardinha é uma fonte de coenzima Q10, antioxidante fundamental para a saúde cardiovascular e fornecedor de energia. Além disso, as vitaminas D e do complexo B presentes no peixe são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso, pois estimulam a memória e o raciocínio. Os níveis de ômega 3 também atuam de forma benéfica na formação das células do cérebro e na comunicação entre os neurônios, melhorando a atenção e o aprendizado.

 

Fonte: Bem-Estar GNT



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