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Consuma sódio com moderação

Consuma sódio com moderação

Consuma sódio com moderação

15 Agosto 2016

08 de Julho de 2016.

 

Estima-se que 24,9% da população brasileira têm hipertensão. Os dados são resultado de uma pesquisa feita pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2015.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os adultos não devem consumir mais do que 5g de sódio diariamente. Entretanto, o consumo diário médio do brasileiro é de 12g, mais do que o dobro do recomendado. O problema é que esse excesso de sódio no organismo pode provocar outras doenças além da hipertensão, como complicações cardiovasculares e renais.

 

 

Por isso, é importante ficar atento às informações que estão nos rótulos dos produtos e verificar se a quantidade de sódio presente não ultrapassa 1mg por kcal, que é o recomendado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

 

Confira algumas substituições de alimentos que podem deixar a alimentação mais saudável:

 

- Pão de forma: pode ser substituído por tapioca, bolo de milho ou de mandioca caseiros, cuscuz.

 

- Macarrão instantâneo: pode ser substituído por massas feitas apenas de água e farinha.

 

- Maionese: pode ser substituído por iogurte natural ou queijo cottage caseiro, pesto, maionese de banana verde.

 

- Cereais matinais: pode ser substituído amaranto em flocos, aveia em flocos ou granola caseira.

 

- Caldos e temperos: pode ser substituído por ervas naturais.

 

- Salgadinhos de milho: pode ser substituído por frutas secas, castanhas e nozes ou biscoitos caseiros.

 

 

Fonte: Blog da Saúde – Ministério da Saúde.



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