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Cuidado com o açúcar

Cuidado com o açúcar

Cuidado com o açúcar

5 Maio 2017

05 de maio de 2017.

O consumo de açúcar vem aumentando ao longo do tempo e esse fato vem ao encontro dos estudos científicos que demonstram que o açúcar vicia tanto quanto o álcool, tabaco e outras drogas. Quanto mais consumimos, mais queremos consumir e para atingir a mesma sensação de bem-estar, são necessárias quantidades cada vez maiores.

A adição de açúcares no processamento dos alimentos industrializados é o maior fator contribuinte para o consumo excessivo de calorias que provoca a obesidade, sendo considerados como “calorias vazias”, isto é, eles agregam calorias, porém, sem prover qualquer benefício nutricional. Esses açúcares são distintos dos açúcares presentes naturalmente nos alimentos, como frutas e produtos lácteos, que também fornecem outros importantes nutrientes, como vitaminas, cálcio e proteína.

Uma lata de refrigerante comum contém cerca de 39g de açúcar, o que representa cerca de 10 colheres de chá de açúcar. Além dos doces, bolos e biscoitos, o açúcar existe também em quase todos os alimentos pré-embalados, enlatados e condimentos. Em 250 ml de néctar de fruta (suco de caixinha) temos aproximadamente 36g de açúcar, praticamente a mesma quantidade que o refrigerante, sendo que hoje muitos de nós substituímos o refrigerante pelo consumo desses sucos acreditando ser mais saudável. Um outro produto muito consumo pela população é o achocolatado. Você sabia que uma colher de sopa de achocolatado contém uma colher de sopa de açúcar?

Por isso, tenha moderação no consumo de alimentos e bebidas com alto teor de gordura e açúcares, pois eles influenciam no acúmulo de peso e só pelo fato de aumentar a gordura corporal, em especial aquela que se deposita na região abdominal, pode desencadear inúmeras disfunções, aumentando o risco para doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão e até mesmo o câncer.

Confira algumas dicas para substituir o açúcar:

  • Procure reduzir lentamente a quantidade de açúcar que você utiliza para adoçar os alimentos, gradativamente você adaptará seu paladar.
  • Evite adoçar sucos de fruta naturais.
  • Diminua gradativamente a ingestão de refrigerantes, néctares de frutas, bolos, doces, sorvetes, balas, até que consiga ingeri-los muito eventualmente (raramente).
  • Utilize o açúcar mascavo, demerara ou mel, moderadamente, em substituição ao açúcar refinado. Esses são calóricos, tanto quanto o açúcar refinado, no entanto, como contêm vitaminas e minerais, não prejudicam absorção de cálcio ou de vitamina B1, como o refinado. Não devem ser ingeridos por pessoas que tenham diabetes, pois aumentam a glicose no sangue da mesma maneira.
  • Se for substituir por adoçante, dê preferência aos naturais como stévia, extrato de agave ou sucralose.
  • Dê preferência à ingestão de carboidratos complexos, isto é, integrais e ricos em fibras (pães, massas, biscoito) ao invés dos simples.

 

Para ver mais dicas de saúde e de conscientização do câncer, acesse http://www.valorizeasaude.com.br



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