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Desorganização gera estresse e perda de tempo, mas pode ser revertida

Desorganização gera estresse e perda de tempo, mas pode ser revertida

Desorganização gera estresse e perda de tempo, mas pode ser revertida

12 Janeiro 2016
12 de janeiro de 2016

O mundo às vezes pode parecer um caos, mas não há necessidade de que seu ambiente de trabalho e seu lar também sejam assim. Bagunça gera estresse e perda de tempo. Na Central Nacional Unimed, a equipe colhe os frutos do programa Organiza CNU, criado em janeiro de 2015. "O programa inspirou mudanças nítidas: as mesas dos funcionários estão mais organizadas, sem excesso de papéis ou de objetos. Nossas paredes agora são todas de vidro, tornando o ambiente mais claro e aproximando os colaboradores", revela Marco Antonio Eckert, assessor da presidência da CNU.
 
Organiza CNU foi estabelecido no momento de ampliação e adaptação dos espaços da operadora. Tem como objetivo transformar o ambiente de trabalho e a atitude das pessoas, diminuir o desperdício, reduzir os custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida. É baseado na filosofia japonesa 5S:
Seiri – seleção;
Seiton – ordenação;
Seiso – limpeza;
Seiketsu – bem-estar;
Shitsuke – disciplina.
 
Reportagem da revista Vem Viver também reproduz dicas de especialistas em organização, como Marie Kondo e Ingrid Lisboa:
Busque um motivo para praticar a organização. Comece decidindo o que deve ser descartado.
Separe os itens que sobrarem por categorias e doe roupas e objetos que não tenham mais utilidade.
Faça tudo de uma vez: escolha começar o quanto antes e arrume todo o espaço em um único momento, deixando todos os objetos visíveis.
Curta o silêncio: evite ouvir músicas ou ver televisão enquanto organiza para aumentar a concentração.
 
No ambiente de trabalho:
Deixe ao alcance somente objetos importantes, como telefone, caneta, agenda e bloco de anotações. Outros materiais devem ser guardados em gavetas ou armários.
Crie um local para armazenar documentos solicitados com frequência.
Deixe o computador limpo e prático.
Divida os documentos em pastas e exclua o que não for importante.
Limpe sua mesa no fim do dia e descarte aquilo que não terá mais utilidade.
 
Confira a reportagem completa sobre organização aqui.  


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