Voltar

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

26 Abril 2017

26 de abril de 2017.


Hoje, dia 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial sistêmica é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de problemas como acidente vascular cerebral, aneurisma arterial, enfarte e insuficiência renal e cardíaca.

Fatores que podem provocar a hipertensão arterial

- Obesidade;

- Ingestão frequente de bebidas alcoólicas;

- Estresse;

- Alto consumo de sal;

- Falta de atividade física;

- Sono inadequado.


Meça sua pressão

A hipertensão arterial pode ser silenciosa, sem sintomas aparentes. Esse fator atrapalha o diagnóstico, o qual, muitas vezes, só ocorre quando aparecem complicações. A forma mais eficaz de descobrir a hipertensão arterial é aferindo a pressão regularmente (no mínimo, uma vez por ano). Conforme o Ministério da Saúde, é preciso ficar atento quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.


Para prevenir a hipertensão arterial

- Controle o seu peso corporal. É importante estar atento à medida da circunferência abdominal (cintura) - no homem não deve ultrapassar 102 cm, e 88 cm na mulher.

- Mantenha a calma ao lidar com os problemas do dia a dia.

- Pratique exercícios físicos regularmente.

- Reduza a quantidade de sal ingerida.

- Não fume.

- Durma de seis a oito horas por dia, sem interrupções.

- Siga uma dieta balanceada, composta por vegetais, frutas, grãos integrais, alimentos ricos em fibras e fontes magras de proteína, como peixes.

- Evite o consumo de alimentos embutidos, enlatados, conservas, açúcares, queijos amarelos, leite integral, chocolate, banha, gordura animal, manteiga e demais alimentos com alto teor de gorduras saturadas.



Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: