Voltar

Filósofo Mario Sergio Cortella concede entrevista para revista Vem Viver, da CNU

Filósofo Mario Sergio Cortella concede entrevista para revista Vem Viver, da CNU

Filósofo Mario Sergio Cortella concede entrevista para revista Vem Viver, da CNU

15 Agosto 2016

23 de junho de 2016.

 

O filósofo e professor Mario Sergio Cortella concedeu uma entrevista para a revista Vem Viver, da CNU, e falou sobre a importância de estimular a capacidade de movimento para solucionar problemas cotidianos. Para ele, não existe fórmula mágica para solucionar os problemas, mas a filosofia ajuda a sair do modo automático do pensamento.

 

Frases de Cortella para refletir

 

"É necessário fazer outras perguntas, ir atrás das indagações que produzem o novo saber, observar com outros olhares através da história pessoal e coletiva, evitando a empáfia daqueles e daquelas que supõem já estar de posse do conhecimento e da certeza"

 

"Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir"

 

"Chegar ao topo e ser reconhecido é agradável, mas a questão é o que se teve de deixar de lado para chegar lá, incluindo a diversidade de vida e, mais, o essencial à vida. Se a pessoa abandona o essencial, ela perde a identidade"

 

"Nossa vida é marcada pela pressa, não pela velocidade. Esta requer deixar as pessoas em estado de atenção permanente, enquanto a pressa é deixa-las em estado de tensão permanente, como as empresas vêm fazendo. Há um prazo de validade para isso, porque leva a em esgotamento grande demais das pessoas"

 

Para conferir a entrevista completa, acesse aqui.



Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: