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Formas de intensificar a ingestão de cálcio

Formas de intensificar a ingestão de cálcio

Formas de intensificar a ingestão de cálcio

26 Agosto 2016

26 de agosto de 2016.

Desde os primeiros anos de vida somos incentivados a ingerir alimentos ricos em cálcio, popularmente o leite e seus derivados costumam ser os mais indicados. O estímulo para a ingestão de cálcio ocorre porque o mineral tem participação fundamental no crescimento, na formação e manutenção dos ossos e dos dentes e também atua positivamente na coagulação sanguínea, na transmissão de impulsos nervosos, na contração e relaxamento muscular, além de influenciar no ritmo cardíaco. Todas essas funções fazem com que o cálcio seja indispensável na dieta diária em todas as fases da vida.

Existem formas de potencializar o consumo e a retenção do mineral que vão além da ingestão de opções ligadas ao leite, elas estão listadas na ilustração abaixo. Mas, você sabia que existem alimentos que prejudicam a absorção da substância no organismo? É o caso do ácido oxálico, presente em alimentos como espinafre, acelga, berinjela e beterraba. Isso não quer dizer que estes itens não podem ser consumidos, mas sim que devem ser evitados em uma mesma refeição em que haja alimentos fontes de cálcio.

 

 



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