Voltar

Inclua grãos nas refeições

Inclua grãos nas refeições

Inclua grãos nas refeições

22 Janeiro 2016

22 de janeiro de 2016
 

Nos últimos tempos muito tem se falado sobre os grãos saudáveis, entre eles a chia, a quinoa e a linhaça. Os benefícios são diversos, afinal ambas as sementes são fontes de fibras, ômega 3, cálcio e tantos outros componentes que influenciam diretamente no bem-estar do organismo. Fazer com que eles estejam presentes na alimentação diária pode ser bastante simples, é possível incorporá-los nos mais diversos preparos, desde vitaminas a bolo e tortas. Conheça um pouco mais sobre cada um destes três grãos e inclua-os em suas refeições. 
 
- Chia: É possível encontrar chia na forma de óleo, farinha e grão. 
Componentes: fonte de ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B. 
Benefícios: contribui para a redução do colesterol, controle da glicemia, formação óssea, prevenção do envelhecimento precoce e melhora da imunidade do organismo.
Uso: o óleo é ideal para temperar saladas e pratos em geral. A farinha ou o grão podem ser adicionados em bolos, iogurtes, tortas, vitaminas, saladas, sucos, etc.  
Recomendação: de duas a três colheres (sopa) por dia. 
 
- Linhaça: É possível encontrá-la em forma de semente ou moída. Há dois tipos, a marrom e a dourada, a diferença nutricional entre elas é pequena (linhaça marrom: 22% de proteínas e 44% óleos, linhaça dourada: 29% de proteínas e 43% de óleos). 
Componentes: fonte de fibras, ômega 3, 6 e 9, vitaminas do complexo B, vitamina C e E, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Benefícios: auxilia no funcionamento intestinal, no combate a anemia, na digestão, no equilíbrio hormonal, previne a retenção de líquidos e ameniza sintomas da menopausa. 
Uso: os benefícios são potencializados quando a semente é moída ou triturada. A linhaça pode ser incluída em preparos como bolos, tortas, sopas, salada de frutas, iogurtes, vitaminas, etc. Recomendação: de duas a três colheres (sopa) por dia. 
 
- Quinoa: É possível encontrá-la como semente ou na forma de farinha.  
Componentes: fonte de proteínas, ômega 3, 6 e 9, vitaminas, cálcio, ferro minerais e fibras.
Benefícios: colabora com o bom funcionamento intestinal, auxilia no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue. 
Uso: pode ser usada para temperar saladas, misturada com leite e frutas, acrescentada a sopas, pode ser substituta da farinha de trigo nos preparos como bolos, acrescentada aos sucos e vitaminas, etc. 
Recomendação: duas colheres (sopa) por dia.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: