Voltar

Intolerância à lactose ou alergia ao leite?

Intolerância à lactose ou alergia ao leite?

Intolerância à lactose ou alergia ao leite?

6 Maio 2016

06 de maio de 2016.
 

Nos últimos tempos tornou-se cada vez mais comum ouvir o relato de pessoas que descobriram ser intolerantes à lactose e, então, precisaram adaptar a alimentação. O organismo das pessoas que são intolerantes à lactose não produz uma enzima digestiva chamada lactase (ou produz quantidade insuficiente) que quebra e decompõe a lactose, açúcar encontrado no leite e seus derivados. Como resultado, os pacientes com intolerância à lactose são incapazes de digerir esses alimentos, podendo apresentar sintomas como náuseas, cólicas, gases, flatulência e diarreia. Se você descobriu a pouco tempo que é intolerante à lactose ou conhece alguém que possui, separamos algumas dicas e cuidados que podem ser muito úteis.
 

Orientações básicas para o dia a dia
 

- Consulte um especialista e entenda sua restrição, pois as pessoas diferem na quantidade de lactose que podem ingerir.
- Informe-se sobre as opções disponíveis no mercado para quem tem intolerância à lactose.

- Leia sempre com atenção o rótulo dos alimentos.

- Quando estiver em um restaurante descubra os ingredientes dos pratos.

- Ficou na dúvida sobre a composição de um alimento? Questione!

 

¿Boas substituições
 

Criatividade é o segredo para conseguir preparar toda e qualquer receita, independente das restrições alimentares. Há ingredientes alternativos que são fáceis de encontrar no supermercado e em casas de produtos naturais, eles servem como substitutos de alimentos como o leite e o queijo tradicional.
 

- Queijo tradicional: substitua por queijo sem lactose ou tofu

- Creme de leite: substitua por creme de soja

- Leite: substitua por leite de soja, de arroz, de aveia, de amêndoas ou de castanhas

-  Intolerância à lactose x Alergia ao leite
 

Diferentemente da intolerância à lactose, a alergia alimentar é uma reação excessiva do sistema imunitário a uma proteína alimentar específica. Quando a proteína do alimento é ingerida, pode desencadear uma reação alérgica incluindo uma variedade de sintomas leves (erupções cutâneas, urticária, coceira, inchaço, etc.) a sintomas graves (dificuldade para respirar, chiado no peito, perda de consciência, etc.). Enquanto a intolerância à lactose possa causar apenas desconfortos, a alergia alimentar pode ser potencialmente fatal.


 



Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: