Voltar

Movimentações Cadastrais | Adesão

Movimentações Cadastrais | Adesão

Confira as mudanças para a realização de movimentações cadastrais!

Movimentações Cadastrais | Adesão

Confira as mudanças para a realização de movimentações cadastrais!

25 Março 2021

 

Visando facilitar o dia a dia de nossas empresas contratantes e administradoras, estamos melhorando os nossos processos. Por essa razão, a partir de agora, todas as movimentações cadastrais deverão ser realizadas levando-se em consideração as novas mudanças.

Confira abaixo o que mudou:


 
  • Anexar documentação comprobatória no ato de qualquer Movimentação Cadastral;

A documentação comprobatória poderá ser anexada no ato de qualquer movimentação cadastral, como inclusão de titulares/dependentes e alteração de dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento e exclusão pela RN 412).

Desse modo, o sistema carregará os documentos comprobatórios para toda e qualquer movimentação realizada no Portal Empresarial, não sendo mais necessária a utilização do Disco Virtual. 

Assim que a documentação for enviada pelo portal, o analista de cadastro fará a validação do documento e aprovará, ou não, o lote enviado.


 
  • Criação de uma coluna específica no layout (Cod_Grupo Carências);

Para as administradoras que possuem a prática de redução de carências para todos os beneficiários, foi criado uma coluna dentro do Layout de Movimentação Cadastral para possibilitar a inserção do tipo de carência para cada beneficiário, desde que seja apresentado o documento comprobatório. 

Assim que a documentação for anexada no portal, o analista de cadastro fará a validação do documento e finalizará a movimentação. Caso a empresa não utilize esta informação, deverá deixá-la em branco.

Mudanças no layout:

2.0: COD GRUPO CARENCIA, posição 55 deverá ser enviado o código de carência correspondente.  

CNU Empresas:  COD GRUPO CARENCIA, posição 88 deverá ser enviado o código de carência correspondente.  

Para m
aiores informações quanto a codificação da carência, contatar o analista da Equipe de Cadastro.

 
  • Dados Sociais (Nome Social);
 
Visando atender o DECRETO Nº 8.727, de 28 de abril de 2016, foram criados campos de dados sociais com o objetivo de evitar constrangimentos aos beneficiários que possuem nome social.

Público: beneficiários com nome social registrado em documento, acompanhado do nome civil.

Assim que o nome social for cadastrado em nossa base, os dados ficarão disponíveis na consulta do beneficiário e constará no cartão de identificação.

Fluxo: Foram acrescentados quatro novos campos no layout de movimentação cadastral, sendo eles:

1.    NOME SOCIAL - Nome pelo qual pessoas transexuais ou qualquer outro gênero deseja ser chamada cotidianamente, em contraste com o nome civil oficialmente registrado que não reflete sua identidade de gênero.

2.    GÊNERO SOCIAL - Na sociedade, identidade de gênero se refere ao gênero com que a pessoa se identifica (se ela se identifica como sendo um homem, uma mulher ou se ela vê a si como fora do convencional), mas pode também ser usado para referir-se ao gênero que certa pessoa atribui ao indivíduo tendo como base o que tal pessoa reconhece como indicações de papel social de gênero.

3.    DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA: Informar S (sim) ou N (não)

4.    TIPO DOCUMENTO: Esse campo deve ser preenchido de acordo com o documento apresentado. Caso ele tenha apresentado um documento Civil (RG/CPF) deve ser preenchido como “Sim”. Caso ele, por exemplo, entregue uma carta de próprio punho, deve-se preencher “Outros” e informar o documento no campo livre.


 
  • Criação da coluna NUM_PROTOCOLO_RN412 no Layout de Movimentação Cadastral.

Para atender o fluxo de algumas administradoras que utilizam a informação do número de protocolo das exclusões por meio da RN412, criamos o campo NUM_PROTOCOLO_RN412 no layout de movimentações cadastrais. 

Atualmente a administradora anexa a documentação comprobatória e informa ao analista o número do protocolo. Com esta facilidade a empresa, além de inserir o anexo no beneficiário, também poderá inserir o número do protocolo de cancelamento no próprio layout.

Layout 2.0:  Adicionado coluna 88 (CJ) NUM_PROTOCOLO_RN412
CNU Empresas: Adicionado coluna 93 (CO) NUM_PROTOCOLO_RN412

 
 
Clique nos botões abaixo, tenha acesso aos novos layouts
e aproveite mais essa facilidade da Central Nacional Unimed!
 
  
 



 

 

ATENÇÃO!

Visando atender às exigências da AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR (ANS) e da RECEITA FEDERAL DO BRASIL, reafirmamos nossas solicitações anteriores quanto à necessidade da regularização dos dados cadastrais de seus colaboradores, uma vez que o não fornecimento ou fornecimento incompleto das informações dos beneficiários nos prazos estabelecidos pode ocasionar punições previstas em regulamentação própria.

Ressaltamos também que, a partir do dia 1º de maio de 2021, será obrigatório informar o CPF dos dependentes legais (independentemente da idade) na Declaração do Imposto sobre a Renda de Pessoas Físicas 2020. Lembrando que a regularização do CPF deverá ser por meio do Portal Empresarial.

Em caso de dúvidas ou para mais esclarecimentos, procure o analista responsável da equipe de Cadastro!

 


Fonte: Equipe de Marketing.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR: