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Postura e boa forma com a ajuda do pilates

Postura e boa forma com a ajuda do pilates

Postura e boa forma com a ajuda do pilates

23 Março 2017

23 de março de 2017.

Recomendado para ganhos de flexibilidade, força, correção da postura, definição corporal e alívio de dores, o pilates é indicado para todas as idades, podendo ser realizado por homens, mulheres, crianças, atletas, grávidas e idosos. Não é à toa que este exercício, de maneira geral, promove o condicionamento físico e tem ganhado cada vez mais adeptos.

O método foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates e tem seus princípios básicos na concentração, controle, precisão, movimento fluido, respiração e o centro de força ou power house (composto pelos músculos abdominais, da coluna e quadril). De acordo com Renan Monteiro, fisioterapeuta e instrutor de pilates, a técnica também é utilizada para tratamento de diversos tipos de patologias, sendo o maior número de queixas relacionado à coluna vertebral, como hérnia de disco, lombalgias e cervicalgias.

Conheça os benefícios de cada modalidade de pilates:

• Mat Pilates (exercícios realizados no solo)

Destaca-se o aumento da resistência física e mental, com ganho de flexibilidade e força global, desenvolvimento da concentração, correção postural, melhora da coordenação motora e equilíbrio,

expansão da consciência corporal e tonificação muscular.

• Studio (aparelhos)

Possui os mesmos benefícios do MatPilates. O que muda é o grau de dificuldade dos movimentos, pois a estrutura básica dos aparelhos (Reformer, Cadillac e Cadeira) é composta por molas, que podem ser usadas para facilitar ou dificultar os movimentos por meio de suas resistências.

• Pilates Acrobático

É uma modalidade que tem como objetivo manter o corpo com menor superfície

de apoio, ou seja, mantê-lo o máximo em suspensão nos equipamentos ou juntamente com uma ou mais pessoas. Essa modalidade treina o equilíbrio, a coordenação e a força. É destinado a alunos que já possuem um nível avançado de treino no método Pilates Clássico.

• Neopilates

É a união de conceitos atuais, como o treinamento funcional, as atividades circenses e lúdicas com os princípios do pilates. É realizado em novos equipamentos com bases instáveis ou suspensas, como tecido acrobático, slackline, bolas, entre outros. Tem como objetivo potencializar os benefícios da técnica e ainda deixá-la mais divertida e desafiadora. Além disso, tem um gasto calórico superior ao método clássico.

• Power Pilates

Seu grande diferencial é o fato de não existir intervalos entre os exercícios, ou seja, terminando um, o outro é imediatamente iniciado, como uma sequência de exercícios ininterruptos. A regra é: nada de descanso. Possui maior gasto calórico devido à intensidade da aula.

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