Voltar

Sedentarismo aumenta o risco de demência tanto quanto genética

Sedentarismo aumenta o risco de demência tanto quanto genética

Sedentarismo aumenta o risco de demência tanto quanto genética

16 Fevereiro 2017

16 de fevereiro de 2017.

 

Ter um estilo de vida sedentário pode aumentar seu risco de demência tanto quanto uma predisposição genética para a doença. Pior ainda, não praticar atividade física regularmente pode anular o efeito protetivo de um conjunto saudável de genes. A conclusão é de um estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Alzheimer’s Disease.

No estudo, pesquisadores da Universidade McMaster em Hamilton, Ontario, no Canadá, acompanharam mais de 1 600 adultos com 65 anos ou mais durante cinco anos. Os resultados mostraram que idosos com um estilo de vida sedentário apresentaram o mesmo risco de demência daqueles que carregaram a mutação genética APOE, principal fator de risco genético para a doença. Por outro lado, as pessoas que se exercitaram pareciam ter menor probabilidade de desenvolver demência do que aqueles que não praticavam atividade física, mesmo que não carregassem o gene de risco.

Para começar a ter hábitos mais saudáveis, confira algumas dicas: 

- Busque uma companhia: convide um amigo, vizinho ou colega de trabalho para frequentar a mesma academia, isso ajudará a manter o compromisso.

- Avalie algo que você simpatize: reflita e escolha uma atividade física que te agrade (pilates, musculação, corrida, dança, etc.).

- Defina um horário fixo: com o tempo, seu corpo irá se acostumar com a rotina de exercícios e você sentirá automaticamente que chegou a hora de ir treinar.

- Leve os exercícios para o trabalho: se você usa o carro, estacione longe da entrada. Se estiver de ônibus, desça um ponto antes. Se puder, vá de bicicleta. Troque o elevador pelas escadas.

- Registro: faça avaliações físicas periódicas, elas permitem visualizar em números o quanto seu esforço valeu a pena.

Local: opte por uma escola ou academia próxima à sua casa ou trabalho, assim fica fácil para deslocar-se até lá e minimiza as desculpas para não se exercitar.



Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: