Voltar

Como estimular o desenvolvimento do bebê?

Como estimular o desenvolvimento do bebê?

Como estimular o desenvolvimento do bebê?

14 Janeiro 2021

 

O melhor estímulo ao desenvolvimento do bebê é oferecer um ambiente afetuoso, seguro e com liberdade para explorar. O suporte carinhoso e atento de um adulto já é tudo o que ele precisa.

Mas, muitas vezes, o adulto não sabe o que fazer. Como brincar com um bebê, se ele não responde? Por isso, listamos algumas dicas e brincadeiras que ajudam os adultos a entenderem as etapas do desenvolvimento do bebê e se divertirem juntos nesse processo de descoberta e conquistas de habilidades.

 

Antes, cinco lembretes gerais sobre estímulo:

  1. As dicas estão organizadas mês a mês, especialmente para não pular etapas. As sugestões do primeiro mês, valem para os meses seguintes também. Não precisa restringir a brincadeira! 
  2. Sempre que manusear o bebê, converse com ele, chame-o pelo nome, explique o que está fazendo, fale sobre os movimentos dele, nomeie os objetos, sensações, partes do corpo. Tente caprichar nas expressões faciais. Veja como ele presta atenção em você
  3. O interesse em relação a cada uma das brincadeiras varia de acordo com a personalidade da criança. Apresentar novidades e estimular é superlegal, mas não deve ser fonte de estresse para cuidadores ou crianças. A ideia é ser divertido para todos!
  4. Por isso, observe bem as reações para não forçar nenhuma atividade para a qual o bebê não esteja pronto. Essa observação também é importante para a conversa com o pediatra, para avaliar se está tudo dentro do esperado 
  5. Procure conversar com o pediatra para ajustar a expectativa de desenvolvimento de bebês prematuros. Dependendo do nível de prematuridade, é preciso considerar a idade corrigida.

Texto: Conteúdo desenvolvido e revisado pela área de conteúdo Central Nacional Unimed


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: