O SUCESSO DO CUIDADO É O CUIDADOR

 

Quem é o cuidador?

O cuidador é uma das pessoas mais importantes para o sucesso do atendimento domiciliar. É o elo de contato com a equipe de atendimento domiciliar e promove a integração do paciente com a família e com o tratamento. Sua função é cuidar do paciente seguindo as orientações dadas pelos profissionais da equipe.

 

Perfil do cuidador

Pessoa que auxilia o paciente com dependência parcial ou total nos cuidados de vida diários, tais como: alimentação, higiene pessoal, mudança de decúbito, administração de medicamentos por boca ou sonda. Pode ser um familiar, amigo, vizinho ou funcionário contratado, com mais de 18 anos. Não é necessário ter formação escolar específica, mas deve ser alguém participativo, interessado e com disponibilidade para receber as orientações da equipe multidisciplinar do Programa. 

A Central Nacional Unimed preocupada com o cuidado dos seus pacientes na residência apoia e oferece gratuitamente um Curso para Formação de Cuidadores de Idosos, realizado semestralmente em São Paulo. Para mais informações acesse o site: preprod-cnu.portalunimed.com.br/unimedativa
IMPORTANTE: o serviço de cuidador é de inteira responsabilidade da família.