Perguntas frequentes
1. Em qual data foi autorizada a alienação voluntária pela ANS?
Em 31/12/2018.
2. O que é uma alienação voluntária?
É o ato voluntário de transferir total ou parcialmente plano de saúde de uma operadora para outra mediante autorização da ANS, preservando-se as condições contratuais, coberturas e mensalidades praticadas na operadora anterior.
3. Quando iniciará o contrato com a Central Nacional Unimed?
A partir de 1º de fevereiro de 2019.
4. Qual o motivo da migração?
O objetivo é um novo modelo de atendimento em que a Central Nacional Unimed assumirá os clientes da Fesp dos planos individuais/familiares e empresariais, cuja concentração de beneficiários está em parte da Grande São Paulo, capital e região do ABC paulista.
5. A Fesp deixará de ser operadora de planos de saúde?
Não, a Unimed Fesp continuará normalmente suas atividades comercializando e operando planos de saúde federativos*, permanecendo com aproximadamente 500 mil vidas e exercendo seu papel institucional como Federação Estadual.
* Contratos estaduais com concentração da massa no interior de São Paulo.
6. Como identifico se meu plano foi migrado para a Central Nacional Unimed?
Consulte no verso do cartão Fesp se um dos números abaixo consta na lista de produtos transferidos para a Central Nacional Unimed. São eles:
Produto PJ Produto PF
469594131 460135091
469595130 460136090
469596138 460138096
474088152 460139094
474089151 474013151
474090154 474016155
474091152 474017153
474092151 474025154
474093159 474883152
476197169 474884151
476198167 474885159
476199165 474892151
476200162
476201161
476202169
476204165
476577160
476578168
476579166
476580160
476582166
476583164
476584162
476588165
476821163
476822161
476823160
476824168
476825166
476826164
476827162
478635171
478636170
478637178
478638176
478639174
478640178
478641176
478642174
479278175
480823181
481098188
481101181
481102180
7. Quais serão os canais de atendimento da Central Nacional Unimed para os beneficiários migrados da FESP?
Deficientes auditivos: 0800 940 0343
Central de Atendimento 24 horas: 0800 940 4606
Atendimento presencial de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h: Rua Cantagalo, nº 74 - Tatuapé - São Paulo/SP
Ouvidoria: ouvidoriabensp@centralnacionalunimed.com.br (informar na manifestação nome completo/ CPF/ nº carteirinha)
No site da Central Nacional Unimed contém todas as informações do seu plano no Portal do Beneficiário: https://www.centralnacionalunimed.com.br/beneficiário
8. Quais serão os canais de atendimento da FESP para esclarecimento sobre a transferência voluntária de carteira?
Central de Atendimento 24 horas: 0800 725 7222
Atendimento presencial de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h: Rua Tamandaré, 649 - 1º andar - Aclimação (prédio da Caixa Econômica Federal).
No site da Fesp contém todas as informações do seu plano no Portal do Beneficiário: https://www.unimedfesp.coop.br
9. Quais são as cidades contempladas na migração?
Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Guararema, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Poá, Salesópolis, Ribeirão Pires, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, São Paulo, Suzano e Taboão da Serra.
10. Beneficiários vinculados à QUALICORP tem um canal exclusivo de atendimento?
Central de Atendimento da Qualicorp:
- 4004-4020 para capitais e regiões metropolitanas
- 0800 16 2000 nas demais regiões de São Paulo
Acesse também o canal no Facebook www.facebook.com/qualicorp ou converse via inbox: m.me/Qualicorp
Também está disponível o número de WhatsApp (11) 96396-8257 ou no link: http://bit.ly/QUALICORP_WHATSAPP_DIGITAL
11. Os clientes que eram da Fesp e virão para a Central Nacional Unimed terão alguma mudança no plano?
Essa operação acontecerá sem nenhum prejuízo aos clientes, às demais Unimeds ou a rede credenciada. O atendimento continuará com a mesma cobertura contratual, disponibilidade de rede e qualidade de sempre.
12. Haverá alteração na rede credenciada?
Não haverá mudança da rede credenciada no processo de alienação, troca de operadora. A Central Nacional Unimed disponibilizará aos clientes procedentes da migração exatamente a mesma rede que contrataram na Fesp, sem alterações.
13. Haverá carências na transferência de operadoras?
Não. Somente para os casos de clientes que ainda estão em cumprimento de carências ou CPT* será aplicada a continuidade de carências contratuais, ou seja, o período que já foi cumprido na Fesp será aproveitado no plano Central Nacional Unimed.
* A Cobertura Parcial Temporária - CPT - é o cumprimento do prazo de carência quando há conhecimento do beneficiário de ser portador de doença declarada na DPS (Declaração Pessoal de Saúde). Para estes casos haverá carência somente para atendimentos específicos da doença.
14. Estou fazendo tratamento, ou com parto agendado pela Fesp, haverá alguma mudança ou solicitação de nova autorização?
As autorizações emitidas pela Fesp continuam válidas por até 60 dias a contar da data de emissão da guia. Caso não realize o procedimento dentro de 60 dias, contate a Central Nacional Unimed para a revalidação da autorização, sendo possível o atendimento com a carteirinha de identificação da Unimed Fesp até o recebimento da carteirinha de identificação da Central Nacional Unimed.
15. Como devo fazer com as consultas agendadas?
Você poderá realizá-las normalmente com a carteirinha de identificação da Unimed Fesp, até o recebimento da carteirinha de identificação da Central Nacional Unimed, pois não haverá mudança na sua rede credenciada e os prestadores também estão sendo informados sobre a migração da carteira. Em caso de dúvidas, ligue nos canais de atendimento da Central Nacional Unimed.
- Deficientes auditivos: 0800 940 0343
- Central de Atendimento 24 horas: 0800 940 4606
Ou, da Unimed Fesp na Central de Atendimento 24 horas: 0800 725 7222
16. Como devo proceder para marcar novas consultas?
Você deve continuar consultando o GUIA MÉDICO, agora disponível no Portal do Beneficiário da Central Nacional Unimed e realizando agendamento com a carteirinha de identificação da Central Nacional Unimed. Caso não tenha recebido, continue utilizando a carteirinha da Fesp. Acesse: www.centralnacionalunimed.com.br/beneficiario.
17. Estou com dificuldades de atendimento, como faço para falar com a operadora?
Caso você tenha alguma dúvida, entre em contato com a Central Nacional Unimed nos canais de atendimento:
- Deficientes auditivos: 0800-940-0343.
- Central de Atendimento 24 horas: 0800 940 4606
- Ouvidoria: ouvidoriabensp@centralnacionalunimed.com.br (informar na manifestação nome completo/ CPF/ nº carteirinha)
Central 24 horas da Unimed Fesp: 0800 725 7222
18. Tenho a opção de continuar com o plano pela Fesp?
Não, pois com a transferência voluntária de carteira, autorizada pela Agência Nacional de Saúde - ANS, os produtos aos quais os beneficiários estavam vinculados na Fesp serão cancelados, automaticamente, após a inclusão dos beneficiários na Central Nacional Unimed.
19. Vou receber uma nova carteirinha? Como faço para ter atendimento até recebê-la?
Você receberá o novo cartão da Central Nacional Unimed, porém, enquanto você aguarda o recebimento, o atendimento será mantido com o cartão da Fesp. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais de atendimento.
20. Haverá alterações nos valores das mensalidades?
Não haverá alterações de valores, salvo reajustes anuais e de mudanças de faixa etária, conforme previsão contratual.
21. Haverá mudança no mês de reajuste?
Não, será mantida a mesma data base para reajuste.
22. Eventual benefício de remissão assistencial também será transferido para a Central Nacional Unimed?
Sim, será mantido caso haja previsão contratual para remissão e o benefício será assegurado pela Central Nacional Unimed pelo prazo restante.
23. Cancelei meu plano Fesp, mas fiquei interessado no plano da Central Nacional Unimed. Poderei reativar e alterar de operadora?
A reativação não será possível, entretanto, caso haja interesse na contratação de um plano da Central Nacional Unimed, entre em contato pelos canais de atendimento:
- Deficientes auditivos: 0800-940-0343.
- Central de Atendimento 24 horas: 0800-940-4606
24. Os clientes vão conseguir acessar os serviços no site da Central Nacional Unimed? O beneficiário terá que se recadastrar no site para usufruir dos serviços?
Sim, os clientes devem acessar o site www.centralnacionalunimed.com.br/beneficiario e realizar o cadastro para acessar todas as facilidades e informações do seu plano.
25. Fiz contato com o prestador que atendia ao meu plano da Fesp, mas fui informado que não aceitam o plano da Central Nacional Unimed. O que devo fazer?
Fique tranquilo, ainda estamos em momento de transição, mas nada muda nas características e condições contratuais do seu plano atual. A partir de 1º de fevereiro, você será atendido em seu prestador pelo plano da Central Nacional Unimed. Caso haja dificuldade após essa data, entre em contato com a Central de Atendimento.