Perguntas frequentes
1. Em qual data foi autorizada a transferência pela ANS?
Em 13/05/2019.
2. Quando iniciará o contrato com a Central Nacional Unimed?
A partir de 1º de junho de 2019.
3. Qual o motivo da migração?
A Unimed Itabuna é uma das singulares que integram o Projeto Bahia, uma reestruturação do Sistema Unimed, cuja principal característica é modificar o modelo de atuação no Estado, criando condições para que a cooperativa médica deixe de atuar como operadora de planos de saúde, passando a se dedicar exclusivamente à prestação de serviços médicos.
4. Como a Central Nacional Unimed irá atuar?
A Central Nacional Unimed passa a atuar como operadora dos planos de saúde, assumindo toda a operação com clientes dos planos individuais/familiares e coletivos, rede credenciada e responsabilidades regulatórias. Ao passo que a Unimed Itabuna focará no papel de prestadora de serviços médicos.
5. Todos os tipos de planos da Unimed Itabuna serão migrados?
Sim.
6. Quais serão os canais de atendimento da Central Nacional Unimed para os beneficiários migrados da Unimed Itabuna?
Central de Atendimento 24 horas: 0800-9425-666
Atendimento presencial de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h
Av. Firmino Alves, 118 - Centro - Itabuna/BA
Ouvidoria: ouvidoria@centralnacionalunimed.com.br (informar na manifestação nome completo/ CPF/ nº carteirinha)
No site da Central Nacional Unimed contém todas as informações do seu plano no Portal do Beneficiário: https://www.centralnacionalunimed.com.br/beneficiário
7. Quais são as cidades contempladas na migração?
Almadina, Aurelino Leal, Buerarema, Camacan Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapitanga, Itapé, Itororó, Jussari, Maraú, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba e Ubatã.
8. Os clientes que eram da Unimed Itabuna e virão para a Central Nacional Unimed terão alguma mudança no plano?
Essa operação acontecerá sem nenhum prejuízo aos clientes ou a rede credenciada. O atendimento continuará com a mesma cobertura contratual, disponibilidade de rede e qualidade de sempre.
9. Haverá alteração na rede credenciada?
Não haverá mudança da rede credenciada no processo de alienação, troca de operadora. A Central Nacional Unimed disponibilizará aos clientes procedentes da migração exatamente a mesma rede que contrataram na Unimed Itabuna, sem alterações.
10. Haverá carências na transferência?
Não. Somente para os casos de clientes que ainda estão em cumprimento de carências ou CPT* será aplicada a continuidade de carências contratuais, ou seja, o período que já foi cumprido na Unimed Itabuna será aproveitado no plano Central Nacional Unimed.
* A Cobertura Parcial Temporária - CPT - é o cumprimento do prazo de carência quando há conhecimento do beneficiário de ser portador de doença declarada na DPS (Declaração Pessoal de Saúde). Para estes casos haverá carência somente para atendimentos específicos da doença.
11. Estou fazendo tratamento, ou com parto agendado pela Unimed Itabuna, haverá alguma mudança ou solicitação de nova autorização?
As autorizações emitidas pela Unimed Itabuna continuam válidas por até 60 dias a contar da data de emissão da guia. Caso não realize o procedimento dentro de 60 dias, contate a Central Nacional Unimed para a revalidação da autorização, sendo possível o atendimento com a carteirinha de identificação da Unimed Itabuna até o recebimento da carteirinha de identificação da Central Nacional Unimed.
12. Como devo fazer com as consultas agendadas?
Você poderá realizá-las normalmente com a carteirinha de identificação da Unimed Itabuna, até o recebimento da carteirinha de identificação da Central Nacional Unimed, pois não haverá mudança na sua rede credenciada e os prestadores também estão sendo informados sobre a migração da carteira. Em caso de dúvidas, ligue nos canais de atendimento da Central Nacional Unimed.
Central de Atendimento 24 horas: 0800-9425-666
13. Como devo proceder para marcar novas consultas?
Você deve continuar consultando o GUIA MÉDICO, agora disponível no Portal do Beneficiário da Central Nacional Unimed e realizando agendamento com a carteirinha de identificação da Central Nacional Unimed. Caso não tenha recebido, continue utilizando a carteirinha da Itabuna. Acesse: www.centralnacionalunimed.com.br/beneficiario.
14. Agora que meu plano é da Central Nacional Unimed ele é Nacional?
Não, a transferência contempla exatamente a mesma rede credenciada contratada com a Unimed Itabuna.
15. Tenho a opção de continuar com o plano pela Unimed Itabuna?
Não, pois com a transferência de carteira autorizada pela Agência Nacional de Saúde - ANS, os produtos aos quais os beneficiários estavam vinculados na Unimed Itabuna serão todos cancelados, automaticamente, após a inclusão dos beneficiários na Central Nacional Unimed.
16. Vou receber uma nova carteirinha? Como faço para ter atendimento até recebê-la?
Você receberá o novo cartão da Central Nacional Unimed, porém, enquanto você aguarda o recebimento, o atendimento será mantido com o cartão da Unimed Itabuna. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo canal de atendimento.
17. Haverá alterações nos valores das mensalidades?
Não haverá alterações de valores, salvo reajustes anuais e de mudanças de faixa etária, conforme previsão contratual.
18. Haverá mudança no mês de reajuste?
Não, será mantida a mesma data base para reajuste.
19. Eventual benefício de remissão assistencial também será transferido para a Central Nacional Unimed?
Sim, será mantido caso haja previsão contratual para remissão e o benefício será assegurado pela Central Nacional Unimed pelo prazo restante.
20. Os clientes vão conseguir acessar os serviços no site da Central Nacional Unimed? O beneficiário terá que se recadastrar no site para usufruir dos serviços?
Sim, os clientes devem acessar o site www.centralnacionalunimed.com.br/beneficiario e realizar o cadastro para acessar todas as facilidades e informações do seu plano.