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Em menos de 1 ano sob nova gestão, Central Nacional Unimed registra crescimento do negócio

Em menos de 1 ano sob nova gestão, Central Nacional Unimed registra crescimento do negócio

Com medidas estratégicas que visam à integração da maior cooperativa do Sistema Unimed aos parceiros de negócio, CNU garante aumento na carteira de clientes e no faturamento

Em menos de 1 ano sob nova gestão, Central Nacional Unimed registra crescimento do negócio

Com medidas estratégicas que visam à integração da maior cooperativa do Sistema Unimed aos parceiros de negócio, CNU garante aumento na carteira de clientes e no faturamento

6 Janeiro 2022

A saúde suplementar atravessa um período histórico, com a conquista de 48 milhões de usuários – o maior número de beneficiários em cinco anos. Neste cenário aquecido, a Central Nacional Unimed (CNU), uma das maiores operadoras de saúde do País, se vê diante de uma nova fase de atuação, com metas ambiciosas e projetos de crescimento. O bom momento é liderado pelo gestor e médico, especialista em pneumologia, Luiz Paulo Tostes Coimbra, que alia a experiência de mais de 40 anos de carreira na saúde ao desafio de gerir a maior cooperativa dentre as 341 do Sistema Unimed e mais de 2 milhões de clientes, marca conquistada no início de dezembro. Eleito em 30 de março, apesar do pouco tempo em que está à frente da CNU, os primeiros resultados já se refletem no aumento em mais de 213 mil vidas na carteira de clientes até novembro, simbolizando um crescimento 11,7% no portfólio total, e um incremento de 13,4% no faturamento, bem como no recorde de vendas de produtos PME e a implementação de uma estratégia robusta para a readequação de recursos da operação. Esse movimento irá contribuir com a perspectiva da Central Nacional Unimed em encerrar o ano de 2021 com um faturamento total de R$ 9,3 bilhões.

Segundo o executivo, seu ‘plano de governo’ em 2021, é possibilitar dentre redução de custos e despesas e aumento do faturamento, um impacto de cerca de R$ 320 milhões com o Programa CNU Melhor Amanhã, setorizado em seis dimensões: sinistralidade, aumento de receita, financeiro e tributário, despesas administrativas, rede indireta e equilíbrio de carteira. “Visualizar o negócio em perspectiva com simplicidade, agilidade e eficiência foi a meta dos primeiros meses da minha gestão. Olhamos para os processos e projetos, avaliando em quais áreas poderíamos ser inovadores, mais econômicos e assertivos. Com essa visão, priorizamos melhorias sistêmicas de TI, por exemplo, e instituímos um novo procedimento para a gestão de contratos de fornecedores, assim como reformulamos a área Atuarial, com um entendimento mais técnico e estratégico”, comenta Luiz Paulo. E assim, em apenas nove meses desde o início das ações, o trabalho com as seis dimensões da iniciativa já ultrapassam o montante de R$ 360 milhões, 138% acima do objetivo estabelecido. A iniciativa foi idealizada diante do cenário encontrado ao assumir a presidência da companhia, com resultado de quase R$ 80 milhões negativos no primeiro quadrimestre, sobretudo devido aos custos da pandemia de Covid-19.

O impulso econômico, baseado no Programa CNU Melhor Amanhã, movimenta ainda os esforços da cooperativa para uma gestão mais assertiva, com o olhar para novas oportunidades de negócio e a implementação de inovações. Uma das novas frentes de atuação está na administração de toda a carteira e área de ação da Unimed Planalto, que opera em 30 municípios distribuídos em Goiás e no Distrito Federal. O negócio, que beneficiou mais de 8 mil clientes nas duas regiões, foi autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e tornou a CNU responsável pelo serviço na região no início de setembro. Novas ações de comercialização na Bahia, com a criação de produtos focados para as áreas de Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus também estão previstas, além da participação conjunta em vendas com a Seguros Unimed – que, em aliança com a Unimed Odonto, atendem a mais de 3 milhões de pessoas, representando 17% dos clientes do Sistema Unimed. "Inovar nem sempre tem a ver com o reinventar, mas, na grande parte das vezes, está no observar as reais necessidades do negócio e buscar maneiras de torná-las mais eficientes. Isso é válido para tudo, inclusive para a saúde. Somando essa vivência e respeito à individualidade de cada região, somos mais assertivos em investimentos para atender às expectativas dos clientes, e isso é mais um exemplo de diferencial positivo do cooperativismo médico. Estamos crescendo e enxergo uma nova e próspera era para a CNU”, acrescenta o executivo.

Nesses meses iniciais de gestão a cooperativa já concretiza os primeiros passos em busca de uma representatividade ainda maior no mercado. Somente entre abril e novembro deste ano, a CNU registrou um recorde inédito na venda de produtos PME. O montante ultrapassa o acumulado de R$ 675 milhões de faturamento nesses sete meses, 59% maior em comparação ao mesmo período de 2020. Em números de clientes, a carteira cresceu 37,1% desde abril deste ano, somando atualmente 227 mil vidas no segmento. Para o presidente, além da atuação orientada para as mudanças em produtos e novos processos de gestão, os resultados positivos dos primeiros meses de atuação são endossados por uma base excepcional de governança, composta por Reinaldo Antônio Monteiro Barbosa, diretor Financeiro; José Augusto Ferreira, diretor de Atenção à Saúde; Walter Cherubim Bueno, diretor Comercial e Marketing; e Sarita Garcia Rocha, diretora Adm. Técnica e Operacional, bem como pelos colaboradores e executivos da companhia, que não mediram esforços em sustentar os novos projetos propostos pela gestão. Além disso, os números positivos dos primeiros meses de trabalho foram apoiados pelas singulares sócias, que aprovaram, em duas Assembleias Gerais Extraordinárias (AGE), todas as propostas recomendadas pela diretoria da CNU. Essa liderança é responsável pela coordenação do atendimento nacional e pelos contratos de negócio com grandes corporações. A operadora atua, ainda, no provimento dos planos PME em praças de sua responsabilidade pelo Brasil, sendo Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ilhéus, na Bahia; São Luís, no Maranhão; Brasília; as cidades de São Paulo e ABC paulista, e mais recentemente a região de Luziânia, em Goiás. O trabalho do grupo foi adequado para atuar de forma 360º, com uma visão operacional e estratégica de toda a operação, um movimento bastante inédito para a estrutura da instituição, que atualmente administra mais de 2 milhões de vidas ativas na carteira de beneficiários e conta com mais de 1.700 colaboradores, que garantem a experiência de qualidade em todo o País.

Para 2022, o presidente da companhia enxerga um futuro ainda mais promissor para a cooperativa. “Temos planos robustos atuando por meio de um novo formato de planejamento estratégico, que impulsionará a CNU para um desenvolvimento ainda assertivo. Trazer essa celeridade ao negócio inclui um novo posicionamento de marca no mercado, novos produtos e o fortalecimento da presença da marca em praças e regiões em que a empresa atua”, indica o executivo, que iniciou sua trajetória na Unimed em 1989, data de fundação da associada de Volta Redonda – cooperativa liderada por ele de 2002 até o presente ano, quando, em 30 de março, deu início à uma nova trajetória na cooperativa nacional, onde atuou como Diretor de Mercado, Marketing e Comunicação de 2013 a 2016. Frente ao empenho do executivo da Unimed, a CNU vê no atual presidente o impulso para os novos rumos de expansão dos negócios e construção de uma gestão ainda mais eficiente. “O ‘Sistema Unimed 2021’, como é chamado o plano de trabalho que o levou à presidência, foi criado com o propósito de promover uma real integração do Sistema Unimed. "Estamos colocando em prática um projeto que agrega ações das quatro grandes entidades nacionais: Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed, Unimed Participações e Seguros Unimed, além da Faculdade e Fundação Unimed, de modo a promover um alinhamento e integração entre elas. Temos a premissa de caminhar com respeito ao passado, união no presente e compromisso com o futuro, a fim de fortalecer o nosso modelo de negócio”, afirma o presidente.