Voltar

Benefícios que podem estar associados ao cacau

Benefícios que podem estar associados ao cacau

Retardar o envelhecimento precoce e melhorar o funcionamento do coração estão na lista de possíveis benefícios. Conheça fontes de cacau que vão além do chocolate.

Benefícios que podem estar associados ao cacau

25 Fevereiro 2016
Comumente a palavra cacau é associada ao chocolate, inclusive nos últimos anos alguns materiais têm sido publicados a respeito dos benefícios que o chocolate pode trazer, porém o mérito dos benefícios tem relação com o cacau presente na composição, não com o chocolate especificamente. Conforme o Netherlands Journal of Medicine, revista científica da Associação Holandesa de Medicina, os fabricantes de chocolate têm estabelecido técnicas de processamento do cacau que eliminam a amargura, mas, devido a esse processo até 90% dos flavonoides (compostos bioativos com propriedades antioxidantes) podem ser perdidos.  

Benefícios que podem estar associados à ingestão de cacau
• Melhorar o funcionamento do coração;
• Possuir compostos antioxidantes que aumentariam a concentração do “colesterol bom” (HDL);
• Ajudar no bom funcionamento do sistema nervoso central;
• Retardar o envelhecimento precoce. 

Tenha cautela com a ingestão de chocolate
Os possíveis benefícios associados ao consumo de chocolate estarão presentes se a ingestão for de chocolate amargo ou meio amargo, em função da presença dos flavonoides. Recomenda-se que o consumo de chocolate amargo ou meio amargo não ultrapasse 30 g no dia, caso contrário poderia haver ingestão excessiva de gorduras e carboidratos. Essa quantia representa quatro dos quadradinhos menores de uma barra de chocolate. A boa notícia é que as fontes de cacau não se restringem aos chocolates. É possível encontrá-lo em outras versões, as quais podem facilmente ser incluídas em diversos preparos caseiros. 
• Semente do cacau “in natura“;
• Cacau em pó orgânico. 

SUGESTÃO! 
Acrescente a semente do cacau em: 
Cookies
Shakes 
Sobre docinhos de cacau 
Sobre frutas 

Para quem gosta de consumir doces, separamos uma receita alternativa que leva em seus ingredientes o cacau. O preparo fica com consistência semelhante ao brigadeiro, porém, significativamente menos calórico e com itens que dão um toque nutritivo ao preparo. 


 

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein / PubliMed / Netherlands The Journal Of Medicine / Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em