Voltar

Que tal preparar um peixe no feriado?

Que tal preparar um peixe no feriado?

Se você ainda não decidiu qual prato fará parte do cardápio, inspire-se com os benefícios dos pescados e com uma receita leve de bacalhau.

Que tal preparar um peixe no feriado?

22 Março 2016
Nos últimos tempos tem se ouvido com mais frequência sobre a necessidade de ingerir alimentos ricos em ômega 3, um tipo de gordura conhecida como ácido graxo essencial. O ômega 3 ajuda a manter o coração saudável, previne doenças cardiovasculares, diminui o nível de colesterol e auxilia na manutenção dos níveis adequados de triglicerídeos. Um alimento fonte desta gordura boa é o peixe. A Associação Americana do Coração (American Heart Association) recomenda ingerir pelo menos duas porções por semana de peixes ricos em ômega-3, entre os principais estão o atum, arenque, anchova, bacalhau, pintado, salmão, sardinha, tainha e truta. 

No Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, consta que “assim como as carnes vermelhas e de aves, os peixes são ricos em proteína de alta qualidade e em muitas vitaminas e minerais”. O documento sugere também que devido ao menor conteúdo de gorduras e pela alta proporção de gorduras saudáveis (gorduras insaturadas), os pescados, da mesma forma que os legumes e verduras, são excelentes para substituir as carnes vermelhas. 

DICA: Assados, grelhados, ensopados (moqueca) ou cozidos são as formas mais saudáveis de consumir peixes. 

Para inspirar, separamos uma receita de bacalhau cozido. Diferente dos preparos tradicionais geralmente regados a muito azeite, este prato é leve, repleto de temperos e elaborado com o mínimo de gordura possível.


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Guia Alimentar para a População Brasileira (Ministério da Saúde) / Blog do Ministério da Saúde / Medline Plus / Site Guia da Cozinha

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em