Voltar

Arraiá seguro

Arraiá seguro

Prepare seu filho para as festas juninas que devem movimentar escolas, clubes e bairros, mas não se esqueça de orientá-lo sobre os riscos de fogueiras e fogos de artifício

Arraiá seguro

23 Junho 2010

No mês de junho, as crianças geralmente são convidadas a participar dos arraiás organizados pelas escolas, clubes e associações de bairro. Guloseimas, brincadeiras, quadrilha, músicas e muita animação costumam ser as atrações de festas juninas. No entanto, alguns eventos ainda incluem fogueira e fogos de artifício, itens que pedem alguns cuidados e orientações dos pais aos pequenos.

O fogo exerce uma forte atração na infância. A cor intensa misturada com a característica de ser algo proibido para crianças atiça ainda mais a curiosidade delas por esse elemento. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras, os atendimentos nas emergências de hospitais a pessoas que sofreram queimaduras chegam a dobrar durante as festas juninas. E o mais alarmante é que 80% das vítimas são crianças.

Há várias razões que tornam as crianças mais vulneráveis a queimaduras. Uma delas é o fato de terem pele mais fina do que adultos e outras crianças mais velhas e apresentarem menos habilidade para escapar do perigo. As consequências de queimaduras podem ser muito graves e acarretar sequelas para o resto da vida.

Não deixe, portanto, que a alegria das festas juninas seja interrompida por um acidente. Sempre que possível esteja perto do seu filho nas festas em que terá fogueira ou fogos de artifício ou certifique-se de que haverá um adulto para se responsabilizar pelas crianças. Além disso, oriente-o a não brincar de saltar a fogueira e explique que fogos de artifício só devem ser manipulados por profissionais capacitados para isso. Lembre-se de que quando a criança é muito pequena, qualquer distração dos pais pode ser perigosa. Previna-se!



Taise de Queiroz Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Ong Criança Segura

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em