Voltar

Atividades educativas nas férias

Atividades educativas nas férias

Este período é uma excelente oportunidade para aprender e estimular habilidades e conhecimentos.

Atividades educativas nas férias

7 Julho 2015

As férias escolares, época tão esperada pelas crianças, é, muitas vezes, motivo de preocupação para os pais, pois esse período de descanso e maior tempo livre dá margem para que os eletrônicos (TV, videogame e computador) tomem conta de boa parte das horas dos jovens e crianças. A boa notícia é que existem diversas opções atrativas, que não exigem grande investimento financeiro, capazes de diverti-los e, ao mesmo tempo, exercitar a capacidade cognitiva. 

Além de programar passeios extras, como visitar parques, museus, ir ao cinema, é possível entreter a criançada com atividades variadas e próprias para fazer em casa. Separamos cinco sugestões valiosas, confira e adapte à rotina dos seus filhos.  

LEIA TAMBÉM::: Cartilha – Internet segura para jovens e crianças

1) Leituras

Localize uma biblioteca de fácil acesso para a família e realize o seu cadastro e das crianças. As estantes recheadas de opções são um incentivo para intercalar as atividades do dia com a leitura. Se preferir, leve-os a uma livraria e deixe-os à vontade para escolher uma obra. O incentivo ao hábito da leitura ao longo da infância influencia diretamente no gosto pelos livros na vida adulta.

 

2) Filmes

Promova uma sessão de cinema em casa, com direito a pipoca de panela. Há diversos filmes divertidos e que ensinam valores importantes às crianças e jovens. Entre eles estão: A nova onda do imperador (trabalha o valor da humildade), A era do gelo (trabalha o valor da amizade), O irmão urso (trabalha o valor da família), O Pequeno Príncipe (trabalha o valor do amor e da amizade), Vida de inseto (trabalha o valor do trabalho em grupo), etc.

 

3) Jogo do Dicionário

A atividade inclui a família toda e pode ser feita em qualquer momento do dia, é só ter um dicionário em mãos. O Jogo do Dicionário consiste em abrir uma página e escolher uma palavra diferente. Cada participante pode dar um palpite sobre o que significa, pontua quem chegar mais próximo ao significado verdadeiro. Essa é uma forma de ampliar conhecimentos e, ao mesmo tempo, promover interação familiar.

 

4) Culinária

Escolha receitas simples e convide seu filho para ser cozinheiro junto com você. Essa é uma oportunidade para tratar conceitos matemáticos – quantidade necessária de cada ingrediente, rendimento do preparo, calcular se é suficiente para todos, etc. Separamos algumas sugestões práticas e nutritivas de lanches clique aqui.

 

5) Xadrez

Algumas características essenciais para resolver diversas situações do dia a dia podem ser estimuladas já na infância e de forma divertida – entre elas o raciocínio lógico, a concentração, a paciência e a memória. Uma das opções eficazes é praticando xadrez. Convide seu filho para jogar. Se você não sabe, há diversos sites ensinando todos os passos. Aproveite a oportunidade para aprender e, se preciso, ensinar.

 


Rafaela Fusieger

Fonte: Site Educar para Crescer / Blog Klim

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em