Voltar

Como estimular o cérebro do bebê?

Como estimular o cérebro do bebê?

As experiências e estímulos ao longo dos primeiros meses e anos de vida são essenciais para desenvolver as conexões neurais com mais intensidade.

Como estimular o cérebro do bebê?

9 Março 2015

Assim que os recém-nascidos chegam ao nosso mundo tudo se torna novidade - nossa língua, nossas ações, o ambiente, etc. Mas eles se adaptam e aprendem com rapidez. Já nas primeiras semanas de vida observam as palavras utilizadas e como as frases são estruturadas, com o intuito de identificar o que as pessoas estão dizendo. A mesma capacidade de observação é empregada para aprender sobre o amor, tempo e o fenômeno de causa e efeito.

Há processos evolutivos naturais, com influência predominante da genética, porém, determinados estímulos e experiências podem intensificar ainda mais o aprendizado. A evolução é rápida, mês a mês a criança coloca em prática novas habilidades. Conversar e ler para o bebê o ajuda a compreender melhor a comunicação. Brinquedos adequados para cada faixa etária auxiliam no desenvolvimento físico e mental. Separamos formas de estímulo que podem ser aplicadas de acordo com o tempo de vida da criança.

UATENÇÃO: converse com seu pediatra periodicamente a fim de saber se o bebê está evoluindo conforme o previsto.

 


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention / Revista Veja / Site Baby Center

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em