Voltar

Conversando com adolescentes sobre redes sociais

Conversando com adolescentes sobre redes sociais

O meio on-line é uma porta para o mundo, por isso a necessidade de monitorar as ações dos filhos e orientá-los sobre algumas questões.

Conversando com adolescentes sobre redes sociais

24 Junho 2016
A pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada em 2014 pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, realizada com usuários entre 9 e 17 anos de idade residentes em todo o território nacional, revelou que 79% dos entrevistados que acessam a internet possuem perfis em redes sociais. Esse número demonstra o quanto os adolescentes e pré-adolescentes de hoje estão constantemente ligados uns aos outros e ao mundo através da tecnologia digital. Porém, mesmo muitas vezes sendo mais atualizados digitalmente do que seus pais, a falta de maturidade e experiência pode facilmente levar os jovens a ter problemas nesses espaços sociais. 

É necessário que os pais ou responsáveis falem com os seus filhos sobre redes sociais e definam limites de tempo para o uso da internet e telefone celular. É importante também ficar sempre atento a sinais e comportamentos que podem demonstrar que a criança ou adolescente está demasiadamente no universo on-line: passou a pular refeições e atividades para ficar na rede social, teve perda ou ganho de peso sem motivo aparente, as notas escolares passaram a diminuir, etc. Separamos algumas orientações que servem de guia para conversar e lidar com os filhos a respeito do tema: 

 
• Esteja ciente da idade mínima de utilização de cada um dos sites, muitos são apenas para maiores de 18 anos. 
 
• Enfatize que tudo que for enviado através da internet pode ser compartilhado com o mundo todo, por isso é importante usar o bom senso na hora de enviar mensagens e imagens. 
 
• Explique as consequências de julgar ou expor alguém indevidamente em redes sociais (ciberbullying), podendo gerar uma ação na justiça. Desencoraje-os a fazer fofocas, espalhar rumores ou danificar a reputação de alguém. 

 
• Para manter as crianças seguras, mostre onde estão os recursos de privacidade de cada rede social que a criança ou adolescente utiliza. 
 
• Certifique-se de que você está on-line em todos os canais em que seu filho está e estabeleça uma política de que você e seu filho sejam "amigos" um do outro na rede social. 
 
• Mostre que você sabe como usar o que eles estão usando, mas está disposto a aprender com eles o que você ainda não sabe.
 
• Crie uma estratégia para monitorar o uso das redes sociais dos seus filhos. Verifique periodicamente registros de conversas, e-mails, arquivos e perfis de redes sociais, amigos, mensagens e imagens. Seja transparente e deixe que eles saibam o que você está fazendo.
 

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: American Academy of Pediatrics / Site Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em