Voltar

Criança com intestino preso

Criança com intestino preso

Atitudes estabelecidas em casa desde os primeiros anos de vida da criança podem ajudar a evitar a constipação.

Criança com intestino preso

23 Maio 2016

A constipação intestinal, popular intestino preso, não ocorre apenas a partir da adolescência. Esse sintoma que pode causar desconforto, dor e mal-estar também acontece com crianças. Para identificar se isso está ocorrendo, a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que apenas observar a frequência da evacuação não é suficiente para estabelecer a constipação, pois o funcionamento do intestino é diferente entre as crianças. É preciso estar atento a algumas características: as fezes devem ser duras, saem em pequenos volumes e exigem esforço para liberá-las, podendo inclusive gerar dor durante o processo de evacuação.

 

Formas de constipação

Transitória: tem como característica a curta duração, costuma ocorrer durante viagens (devido a alterações bruscas na alimentação), após períodos febris ou intervenção cirúrgica.

Crônica: o principal aspecto é o período prolongado. As causas mais comuns são as malformações intestinais e alterações neurológicas que influenciam na mobilidade do intestino.

Há diversas causas que podem gerar constipação, entre elas estão hábitos alimentares errados, estímulo a segurar as fezes por mais um tempo (se estiver fora de casa ou fazendo outra atividade), pouca ingestão de líquido, sedentarismo e o desfralde precoce. Elencamos algumas atitudes que podem ser postas em prática pelos pais para evitar o intestino preso na criança, melhorar ou resolver o problema. 


Rafaela Fusieger e Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Crescendo com Saúde – Guia de Nutrição Infantil 2 (Sociedade Brasileira de Pediatria)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em