Voltar

Desmame

Desmame

Processo faz parte do desenvolvimento da criança e é recomendável que ocorra naturalmente

Desmame

15 Julho 2010
A amamentação é um dos mais importantes fatores que reforçam o vínculo entre mãe e filho. Por essa e outras razões, o desmame pode gerar dúvidas e angústia nas mulheres, que devem ter em mente que quanto mais natural for a suspensão da amamentação, melhor.

O desmame está relacionado ao desenvolvimento da criança, por isso, deve ocorrer naturalmente, assim que ela estiver preparada para essa mudança. Quando ocorre de maneira natural, o processo acontece, em média, entre dois e quatro anos de idade e é menos estressante tanto para o bebê quanto para a mãe. Quando a amamentação é retirada da rotina da criança, sem que ela esteja preparada, pode gerar ansiedade, insegurança e sensação de rejeição.

A pediatra Elsa Regina Justo Giugliani, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), lista no site da SBP, sinais indicativos de que a criança pode estar pronta para iniciar o desmame. Veja alguns deles:
• A criança aceita variedade de outros alimentos;
• de vez em quando, ela prefere fazer outra atividade com a mãe ao invés de mamar;
• às vezes, dorme sem mamar no peito;
• tem idade maior que um ano;
• demonstra pouco interesse nas mamadas;
• aceita não ser amamentada em certas ocasiões e locais;

Quando a mãe precisa que a criança deixe de mamar antes de ela estar pronta, é aconselhável que busque orientações de um pediatra para auxiliá-la no processo.

Até os seis meses, o intestino do bebê está preparado para receber exclusivamente o leite materno, que supre todas as necessidades da criança nessa idade (salvo indicações médicas). Após esse período, é necessário introduzir outros alimentos para complementar a amamentação, que deve continuar até, pelo menos, os dois anos.



Taise de Queiroz Bertoldi

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria, Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade: um guia completo da Sociedade Brasileira de Pediatria para os pais, volume 1.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em