Voltar

Esportes para crianças e adolescentes

Esportes para crianças e adolescentes

Cada faixa etária possui recomendações específicas para a atividade física que deve ser praticada.

Esportes para crianças e adolescentes

14 Setembro 2015
Com o auxílio da prática esportiva, um universo de habilidades pode ser trabalhado desde os primeiros meses de vida de uma criança – força, velocidade, desempenho motor, desenvolvimento cognitivo, domínio do corpo, etc. Para que as competências e talentos sejam desenvolvidos de forma saudável, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda esportes específicos para cada faixa etária. As atividades de velocidade, como o atletismo, devem ser estimuladas depois que a criança completar sete anos. 

Tão importante quanto promover a prática esportiva, é a necessidade de preservar o descanso da criança ou adolescente em meio aos compromissos. Uma agenda superlotada e com atividades em excesso pode refletir negativamente no desenvolvimento do atleta mirim, levando diversos sintomas, entre eles: cansaço contínuo, criar motivos para não frequentar as aulas, perda de concentração, alterações no humor, irritabilidade, insônia e dores musculares e articulares. 

ATENÇÃO: converse com o pediatra do seu filho para saber se ele está apto a praticar a atividade física escolhida.
 
 
Ao iniciar a prática esportiva, é importante acompanhar o desenvolvimento do corpo das crianças e adolescentes. Nesse artigo, você encontra inúmeras tabelas e informações sobre a estatura por idade. Clique e veja mais!!

Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Filhos adolescentes, de 10 a 20 anos de idade – da Sociedade Brasileira de Pediatria / Entrevista com o médico José Gabel

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em