Voltar

Gripes e resfriados são mais comuns no inverno

Gripes e resfriados são mais comuns no inverno

Com as baixas temperaturas, gripes e resfriados são mais frequentes, principalmente nas crianças

Gripes e resfriados são mais comuns no inverno

26 Junho 2010
Durante o inverno, que começou no dia 21 de junho, a quantidade de problemas infecciosos nas vias respiratórias costuma ser maior do que nas outras épocas do ano. Ambientes fechados e pouco arejados, comuns no frio, facilitam a transmissão de vírus e isso afeta especialmente as crianças, que ainda não estão com o sistema imunológico completamente maduro.

A gripe e, principalmente, os resfriados podem ser transmitidos por diversos tipos de vírus. Dessa forma, na medida em que a criança é acometida por um vírus novo e fica gripada ou resfriada, seu organismo adquire anticorpos. Caso ela venha a ter contato com um mesmo vírus mais de uma vez, os sintomas da doença tendem a ser mais leves. Antes do amadurecimento do sistema imunológico infantil, as crianças costumam ter muitos resfriados durante um ano, podendo chegar a 12 infecções.

As chances de contágio aumentam naquelas que frequentam creches e escolinhas, pois têm mais chances de ficarem expostas a outros meninos e meninas doentes. Para ajudar a prevenir, ou pelo menos diminuir, os casos de gripe e resfriados em crianças, é recomendável:
• evitar levá-las a lugares aglomerados e que ficam muito tempo fechados;
• procurar não deixá-las ficar muito próxima de pessoas que estejam resfriadas;
• manter filtros de ar-condicionado limpos.


Veja algumas características que diferenciam gripe comum e resfriados:

Resfriado
¿ Os sintomas iniciais aparecem entre 12 horas e 3 dias após a infecção. Eles costumam ser: espirros, corrimento nasal, tosse e dores de garganta. Pode haver febre moderada;
¿ geralmente, o resfriado comum desaparece sem tratamento após duas semanas, mas, se a criança não apresentar sinais de melhora em dois dias, ela deve ser levada a um médico;
¿ é importante beber bastante líquido fresco.

Gripe
¿ Os sintomas se desenvolvem 24 a 48 horas após a infecção e são mais graves do que os de um resfriado. Bebês e crianças pequenas devem ser levadas a um médico logo nos primeiros sinais de gripe.
¿ os sintomas da gripe podem incluir tremores, febres altas, transpiração, músculos doloridos, dor de cabeça, tosse, nariz entupido e sensação de fadiga;
¿ a ingestão de líquido também é importante, além de repouso;
¿ atenção! Se a febre permanecer por mais de dois dias ou se houver dificuldades respiratórias, o médico deverá ser consultado imediatamente.



Taise Bertoldi

Fonte: Guia de saúde da família: diagnóstcos e doenças/ Editora Abril (Guia Veja de medicina e saúde; v.6), site Guia do Bebê (uol), MD Consult.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em