Voltar

Mudanças no Calendário Nacional de Vacinação

Mudanças no Calendário Nacional de Vacinação

Entre as alterações estão as vacinas infantis contra meningite e pneumonia, o esquema vacinal da poliomielite e o número e doses da vacina contra o HPV.

Mudanças no Calendário Nacional de Vacinação

13 Janeiro 2016
O ano novo começou com novidades nos postos de saúde de todo o país, foram estabelecidas mudanças no calendário de vacinação para 2016. As alterações realizadas pelo Ministério da Saúde se aplicam às vacinas infantis contra meningite, pneumonia, poliomielite e contra o HPV. Esta última, por exemplo, antes era aplicada em três doses. As duas primeiras eram feitas em meninas de 9 a 13 anos com intervalo de seis meses, e a terceira dose aplicada cinco anos depois. A partir de agora serão aplicadas apenas duas doses com intervalo de seis meses entre cada uma. A medida foi tomada devido a estudos recentes que apontam a eficácia do esquema com duas doses. 
 
ATENÇÃO: As mulheres portadoras de HIV entre de 9 a 26 anos precisam continuar recebendo o esquema de três doses.
 
O Ministério da Saúde divulgou nota informando que essas mudanças periódicas no Calendário Nacional de Vacinação ocorrem em razão de diferentes contextos, entre eles mudanças na situação epidemiológica, alterações nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas, sendo necessárias modificações no calendário. Para facilitar o entendimento sobre cada uma das mudanças para 2016, listamos abaixo as alterações. 
 
Clique aqui e confira o Calendário de Vacinação infantil completo. 


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em