Voltar

Presenteie a sua mãe com qualidade de vida

Presenteie a sua mãe com qualidade de vida

Quer promover algo especial neste Dia das Mães? Reunimos algumas dicas para passar um tempo com ela e incentivá-la a adotar hábitos que promovam o seu bem-estar

Presenteie a sua mãe com qualidade de vida

10 Maio 2019

Que tal você aproveitar a data do Dia das Mães deste ano e presentear a sua mãe com algo diferente? Tirá-la da rotina, ou até mesmo surpreendê-la com um uma atividade para fazerem juntos e que pode ser positiva para ambos?

Há estudos que mostram que, entre as vantagens de fazer exercícios em dupla ou em grupo está o fato de que esses adeptos podem ser mais motivados, ter mais energia e enfrentar os desafios em equipe, contribuindo, com isso, para um estímulo positivo para a vida.

 

Estreitando os laços

Atividades em dupla trazem benefícios diretamente ligados à saúde, podendo funcionar como um antidepressivo, além da melhora do condicionamento e sensação de bem-estar.

Logo, se é benéfico fazer alguma modalidade esportiva, realizá-la com alguém mais próximo pode ser ainda mais produtivo e estimulante. Sem contar que a alegria e a motivação de um podem ser compartilhadas com o outro, bem como as dificuldades e as conquistas durante a prática esportiva.

 

Exercícios em dupla

Pensando em todos esses benefícios, elegemos cinco modalidades que você pode fazer com a sua mãe e, juntos, melhorarem a qualidade de vida e também o condicionamento físico:

 

Caminhada
Pode prevenir doenças do coração, controlar a pressão arterial e reduzir os níveis de colesterol. Além disso, tonificar os músculos e fortalecer os ossos, aumentar a energia, controlar o peso e melhorar o bem-estar físico e mental.

Yoga
Os exercícios respiratórios e de meditação protegem o cérebro contra o declínio cognitivo que ocorre com o tempo, em especial durante o processo de envelhecimento. Sem contar que aumentam a sensação de bem-estar e ainda melhoram a concentração.

 

Hidroginástica
As atividades aquáticas têm a grande vantagem de serem modalidades aeróbicas, mas que não geram impacto às articulações e tendões. A hidroginástica traz benefícios tanto na capacidade aeróbica quanto de força muscular e flexibilidade.

Natação
Além dos efeitos musculares, a modalidade é excelente para o sistema respiratório e cardiovascular, auxiliando na recuperação de doenças. Também ajuda a aliviar o estresse e dá maior disposição para enfrentar as outras atividades do dia a dia.

Alongamento
É recomendado para melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e o controle de dores musculares. Um estudo publicado na Revista Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que exercícios de alongamento, por serem de fácil aplicação e aprendizagem, são uma opção simples e eficaz na melhora da capacidade funcional e na qualidade de vida de idosos.

Dança
Ajuda a manter o condicionamento aeróbico, a força muscular e a flexibilidade, e a melhorar especialmente o equilíbrio corporal e a coordenação motora. Como se trata de uma modalidade alegre e contagiante, tem o poder de melhorar o humor. Ela também estimula a concentração, a memória e ainda favorece o bem-estar físico, mental, emocional e social.

 

Leia também: Como fortalecer os laços entre mães e filhos


Texto: Fabiana Gonçalves | Edição: Thaís Guimarães de Lima | Design: Alex Mendes e Fernanda Assato

Fonte: BBC Brasil, Portal da Saúde, do Ministério da Saúde e Hospital Israelita Albert Einstein

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (3 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em