Voltar

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Semana Mundial de Aleitamento Materno

Para a OMS, elevar os níveis de aleitamento materno é a chave para melhorar a nutrição de crianças no mundo

Semana Mundial de Aleitamento Materno

3 Agosto 2010
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, na Semana Mundial de Aleitamento Materno, que mais de dois terços das 8,8 milhões de mortes anuais de crianças menores de 5 anos são provocadas pela subnutrição. De acordo com a OMS, a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e complementar até os dois anos poderia salvar a vida de 1,5 milhão de crianças por ano.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada de 1º a 7 de agosto em mais de 150 países, com o objetivo de promover e apoiar o aleitamento materno em todo o mundo. Neste ano, o tema central da campanha refere-se à “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC), que foi criada há 20 anos e preconiza metas e objetivos para a promoção da amamentação exclusiva até os quatro ou seis meses, e continuada até o segundo ano de vida ou mais.

Hospital Amigo da Criança é todo hospital que cumpre os “ Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, propostos pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cerca de 30% das maternidades do mundo, aproximadamente 20 mil, são credenciadas na iniciativa.

Conheça alguns benefícios do aleitamento materno:

• Fornece todos os nutrientes de que o bebê necessita até os seis meses de vida;

• favorece a relação afetiva entre mãe e bebê;

• protege o bebê contra diarreia, infecções respiratórias, intestinais e outras;

• ajuda a diminuir o sangramento pós-parto na mulher, assim como as chances de desenvolver anemia, câncer de mama, de ovário e diabetes.



Taise de Queiroz Bertoldi

Fonte: Ministério da Saúde, Folha Online (02/08/2010), Filhos: da gravidez aos 2 anos de idade: um guia completo da Sociedade Brasileira de Pediatria para os pais, volume 1.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em