Voltar

Sobrepeso e obesidade atingem adolescentes

Sobrepeso e obesidade atingem adolescentes

Pesquisa realizada em São Paulo identifica desvios nutricionais em 25% dos adolescentes entre 10 e 15 anos

Sobrepeso e obesidade atingem adolescentes

17 Agosto 2010

Conscientizar um adolescente da importância de uma alimentação saudável e fazê-lo adotar refeições equilibradas diariamente são desafios que muitos pais já desistiram de perseguir. Enquanto os filhos são crianças, os pais ainda têm maior possibilidade de controlar a comida que eles ingerem, mas, à medida que vão crescendo, a escolha do que consomem fica cada vez mais a critério deles.

Infelizmente, parece que eles estão escolhendo mal. Um levantamento realizado pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), com 8.020 alunos de escolas públicas e particulares de São Paulo, constatou que aproximadamente 25% dos adolescentes com idades entre 10 e 15 anos apresentam sobrepeso (IMC – índice de massa corporal - entre 25 e 30) ou obesidade (IMC a partir de 30). Desses, 9,89% são obesos e 15,67% têm sobrepeso.

Além disso, 2,77% dos alunos apresentaram níveis abaixo dos índices normais, o que também se caracteriza como um problema nutricional. O estudo ainda verificou que os meninos estão em situação mais preocupante do que as meninas. Veja:

• 27,80% dos meninos avaliados apresentaram sobrepeso ou obesidade;
• 23,69 meninas avaliadas apresentaram sobrepeso ou obesidade.

A avaliação foi feita de acordo com o estado nutricional, coleta de dados antropométricos, peso e questionário durante os anos de 2003 e 2004 e publicada em 2010.

Obesidade
Além de poder causar danos emocionais, a obesidade aumenta os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial e eleva a probabilidade de uma criança e um adolescente se tornarem adultos obesos.

 



Taise Bertoldi

Fonte: Site do Estadão (2 de agosto de 2010) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso – 6 de agosto de 2010).

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em