Voltar

Sol na dose certa

Sol na dose certa

Pesquisa revela que adolescentes sofrem de carência de vitamina D, substância fundamental para o fortalecimento dos ossos

Sol na dose certa

20 Março 2010

É fato que a exposição excessiva ao sol traz danos à saúde. No entanto, sol de menos também pode ser prejudicial. Isso porque, ele é a principal fonte de vitamina D, substância fundamental no fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico. Na adolescência a presença desse nutriente no organismo é importante, pois é nessa época que ocorre um maior desenvolvimento ósseo. Mas parece que os jovens brasileiros estão carentes de vitamina D.

Um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), com 136 jovens, revelou que 62% dos avaliados apresentaram níveis baixos de vitamina D. De acordo com os especialistas, um índice espantoso para um país ensolarado como o Brasil. Os autores do estudo acreditam que nos últimos tempos muitas pessoas adotaram hábitos que diminuem a exposição ao ar livre. As crianças passaram a preferir as brincadeiras dentro de casa, como jogos de videogames e bate-papos pela internet.

Para obter a dose certa de vitamina D, basta alguns minutos de exposição ao sol, sem esquecer, claro, de passar o filtro de proteção solar. Expor braços e pernas, de duas a três vezes por semana, de cinco a 30 minutos, dependendo do tipo de pele, já ajuda. Além disso, buscar fontes de vitamina D nos alimentos é fundamental. Para garantir que os filhos estão com a saúde em cima os pais podem dar uma ajudinha. Confira as dicas:

O sol e a vitamina D
A exposição excessiva aos raios ultravioletas pode causar câncer de pele. O segredo é saber dosar para aproveitar todos os benefícios do sol sem colocar a saúde em risco. Mas, como o sol libera vitamina D ao nosso corpo? O processo é simples, a pele absorve a energia ultravioleta e a converte em vitamina D.

Não só os adolescentes se beneficiam do sol, para os adultos a vitamina D também é importante. A substância é capaz de ajudar na prevenção de vários tipos de câncer, de doenças cardíacas e de diabetes tipo 2, além de fortalecer os ossos e o sistema imunológico e regular a pressão arterial. Veja como a vitamina D age no organismo:

 


Thaís Vieira e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia, Revista Veja, BBC Brasil, Revista Saúde é Vital

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em