Voltar

Correr exige preparação

Correr exige preparação

Para usufruir dos vários benefícios dessa atividade, são necessários alguns cuidados, como boa alimentação, sono regular e avaliação médica

Correr exige preparação

14 Julho 2010
A prática regular de atividades físicas pode proporcionar muitos benefícios à saúde, como a diminuição dos índices de pressão arterial e de triglicérides. No entanto, esse hábito tão importante para o bem-estar físico e mental também pode levar a sérios problemas de saúde quando o praticante adota, indevidamente, atitudes inadequadas. Por ser um movimento natural do corpo humano, correr pode ser interpretado, erroneamente, como uma atividade que não necessita de nenhuma preparação e aí residem alguns dos maiores riscos.

De acordo com uma pesquisa realizada com corredores amadores de ambos os sexos e publicada no British Journal of Sports Medicine, 29,5% deles apresentaram alguma lesão nos membros inferiores em 13 semanas de acompanhamento. Tanto na corrida, como em qualquer atividade física, não respeitar seus limites, ignorar problemas físicos, pisar incorretamente, não adotar refeições equilibradas e não ter boas noites de sono são alguns fatores que podem elevar os riscos de lesões, dores e de fadigas musculares.

Segundo publicação do Hospital Albert Einstein, somar a corrida à uma rotina cheia de tarefas, sono e refeições irregulares pode sobrecarregar o sistema cardiovascular. A solução, então, é ficar parado? De jeito nenhum. Os prejuízos causados pelo sedentarismo não podem ser ignorados, pois, costumam superar em muito as ocasionais complicações originadas por uma prática esportiva inadequada. O melhor é preparar-se para começar a praticar a atividade física escolhida e poder desfrutar de todos os benefícios que ela pode oferecer. 
 


Cuidados antes de começar a correr
Correr, por mais simples que possa parecer, exige alguns cuidados. Quem pretende adotar a corrida como atividade física a ser praticada regularmente, precisa se preparar para isso. A primeira providência a se tomar é consultar um médico para que ele avalie se a pessoa tem alguma restrição à prática dessa atividade física. Além disso, é importante seguir orientações de um educador físico sobre a frequência e a intensidade do treinamento, assim como, as maneiras de melhorar o desempenho e a escolha do tênis ideal. Geralmente, a prática começa com caminhadas diárias e, aos poucos, passadas mais rápidas vão esboçando uma evolução no condicionamento físico, que vão possibilitar a conquista de uma rotina saudável de corridas.



Taise de Queiroz Bertoldi

Fonte: Site Albert Einstein (www.einstein.br) – Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Blog Chegada – Renato Dutra (Veja Online).

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em