Voltar

Evite a anemia

Evite a anemia

A falta de ferro no organismo é a principal causa da anemia. Saiba quais alimentos podem te ajudar a evitar essa deficiência

Evite a anemia

29 Novembro 2017

A anemia é resultado da insuficiência de glóbulos vermelhos para transportar oxigênio para os tecidos do corpo. É a hemoglobina (uma proteína capaz de ligar ao ferro) que permite que isso aconteça. Mas para que a medula óssea produza hemoglobina e glóbulos vermelhos, o organismo precisa de vitaminas e, principalmente, de ferro. A anemia é, portanto, uma doença que tem como causa mais comum a deficiência de ferro no organismo. 

Existem vários tipos de anemia, sendo a mais comum, a anemia ferropriva. Nesse caso, a produção insuficiente de hemoglobina e glóbulos vermelhos pode ser resultado da perda de sangue, ingestão insuficiente de ferro ou problemas na absorção do nutriente. 

Os sintomas e sinais mais frequentes são palidez, cansaço, desânimo, tontura, sonolência, palpitação, dor de cabeça, falta de ar, mãos e pés frios, perda da concentração e irritabilidade.

 

Alimentação e a prevenção da anemia

A maioria dos casos de anemia podem ser evitados com uma alimentação equilibrada, ou seja, que contenha ferro e vitaminas (vitamina B12 e folatos), além de outros nutrientes. 

 

FERRO

 

Os alimentos ricos em ferro são as carnes, feijões, lentilhas, cereais fortificados com ferro, vegetais de folhas verdes escuras e frutas secas.

DICA: O ferro encontrado nos alimentos é melhor absorvido no intestino humano quando a refeição é acompanhada de vitamina C, presente na laranja, limão, acerola e Kiwi. Há também aqueles alimentos que podem prejudicar a absorção desse nutriente tais como leite e derivados, chá, café, chocolate, leite e derivados, cereais integrais e gema do ovo.

 

FOLATO

 

O folato (ácido fólico) está presente nas frutas, vegetais de folhas verdes escuras, ervilhas, feijões, tomate e amendoim. 

 

VITAMINA B12

 

A vitamina B12 é encontrada na carne vermelha, produtos lácteos e produtos à base de cereais e soja fortificados.

 

VITAMINA C

 

Presente nas frutas cítricas e sucos, pimentões, brócolis, tomates, melões e morangos, a vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro.


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura

Fonte: Hospital Albert Einstein/ Mayo Clinic

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.


Média (6 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.