Voltar

Ler os rótulos é fundamental para garantir a saúde

Ler os rótulos é fundamental para garantir a saúde

Observe atentamente o que vem escrito nas embalagens, pois nem sempre um alimento que se diz saudável, realmente é

Ler os rótulos é fundamental para garantir a saúde

17 Dezembro 2019

Muitas vezes, a pressa faz com que na hora da compra de um alimento industrializado prestemos atenção apenas na validade. O que é um erro. Afinal, é através do rótulo que você consegue identificar o que vai comer. E aqueles produtos ultraprocessados – em especial os que já vêm prontos – possuem um grande número de ingredientes, geralmente com nomes pouco conhecidos. E é aí que precisamos ficar mais atentos, pois são aquelas letrinhas minúsculas que escondem, muitas vezes, ingredientes que podem ser maléficos à saúde, em especial para pessoas com alguma doença crônica. Diabetes (produtos com excesso de açúcar e gordura), hipertensão (alimentos ricos em sódio) e cardiopatias (ricos em gordura) são alguns exemplos de doenças, cujos pacientes precisam estar sempre atentos aos rótulos. Mas existem aquelas pessoas que sofrem com alguma restrição alimentar, como a alergia à proteína do leite de vaca (APLV), alergia ao glúten e a outros alimentos, bem como a intolerância à lactose (alimentos à base de leite), que também precisam estar atentas ao que consomem.

Como entender nas entrelinhas se esses ingredientes estão no rótulo e qual a sua proporção, já que muitos aparecem na embalagem com outros nomes?

rapaz lendo rótulo de um produto no supermercado

De olho na ordem dos ingredientes

Nem sempre o que vem em destaque no rótulo da embalagem – como natural, caseiro, zero açúcar, livre de gorduras trans – significa realmente que o produto seja saudável. Pode se tratar simplesmente de uma ferramenta de marketing e, sem saber, o consumidor acaba levando o alimento para casa. Logo, é preciso ficar de olho na quantidade de açúcar, gordura ou sal e se eles aparecem como os primeiros ingredientes da lista. Se sim, isso significa que o produto tem mais desse item do que os outros, já que a ordem é sempre decrescente. Na dúvida e por uma mudança para hábitos saudável, opte pelos alimentos in natura ou aqueles que são minimamente processados. Até porque, além dos ingredientes principais, a maioria dos produtos industrializados possuem conservantes, corantes, entre outros itens que, em excesso, causam malefícios à saúde.

moça lendo o rótulo de um produto no mercado

O que é a tabela nutricional?

É a parte da embalagem que indica o quanto aquela porção do alimento contribui para atingir as recomendações nutricionais diárias. No caso dos nutrientes, como gordura saturada e sódio, quanto maior esse valor, pior a qualidade nutricional do produto. Da mesma forma, os alimentos com percentual maior %VD (valores diários) para fibra, indicam que o produto tem um valor nutricional melhor.

alguém indicando um rótulo a ser lido

Aprendendo a “traduzir” o rótulo

De acordo com uma norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula a rotulagem dos alimentos no Brasil, as indústrias devem registrar a origem do produto, lote e prazo de validade, conteúdo líquido, tabela e atributos nutricionais complementares. Confira abaixo algumas informações que você precisa saber ao ler os rótulos:

 

%VD: significa a porcentagem do valor diário em relação a uma dieta de 2 mil calorias. Esses valores referem-se à porção do alimento, de acordo com a descrição que deve estar citada acima, como, por exemplo, 1 colher de sopa, 200 ml, 3 biscoitos, 2 fatias, etc.

 

Gorduras trans: é um tipo de gordura industrial que tem como objetivo melhorar a textura, deixar o alimento mais crocante, além de aumentar o tempo de duração nas prateleiras. Lembrando que o consumo de gordura trans não é recomendado, diante dos malefícios à saúde. Porém, a indústria pode usar a descrição ‘0% gordura trans’, quando o produto apresentar no máximo 0,2 g de gordura trans. Mas, se você consumir mais do que a porção indicada no rótulo, estará consumindo esse tipo de gordura

 

A lista de ingredientes nos rótulos segue uma ordem decrescente. Ou seja, em um pão de fôrma integral, a primeira substância dos ingredientes deve ser a farinha de trigo integral. Se for a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, como acontece na maioria das marcas, esse pão não pode ser considerado integral, pois, nesse caso, será a farinha branca o ingrediente que estará em maior quantidade no produto

 

Nem sempre o diet é sem açúcar, pois ele indica que algum ingrediente específico foi retirado da composição, que pode ser gordura, sódio ou outro item. Para saber se o produto realmente é sem açúcar, é importante procurar no rótulo a descrição ‘sem açúcar’ ou ‘zero açúcar’. É preciso ficar atento à variedade de nomes que o açúcar recebe nos rótulos: sacarose, glicose, dextrose, xarope de glicose de milho, açúcar invertido, açúcar demerara, açúcar mascavo, açúcar refinado. Caso seja encontrada a palavra edulcorante, isso quer dizer que o produto contém adoçante. O adoçante também tem vários nomes: edulcorante, aspartame, sucralose, acessulfame K e xilitol

 

Atenção aos produtos light, pois, mesmo alguns alimentos sendo lights, podem conter altas taxas de açúcar, gordura e sal


Texto: Fabiana Gonçalves | Edição: Ana Carolina Giarrante e Michel Vita | Design: Alex Mendes

Fonte: Unimed, Hospital Sírio Libanês e Proteste

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em