Voltar

Quais são seus propósitos para 2018?

Quais são seus propósitos para 2018?

Organizar os projetos de vida e objetivos para o novo ano pode tornar esse momento especial e revigorante

Quais são seus propósitos para 2018?

29 Dezembro 2017
Podemos planejar, avaliar, reavaliar e recomeçar todos os dias, a hora que quisermos. Mas a virada de ano tende a despertar uma dose extra de otimismo para iniciarmos um novo projeto de vida, tirar sonhos antigos do papel ou, simplesmente, recomeçar.
 
Para iniciar o ano com o pé direito, liste seus propósitos sem exageros. Não pense em fazer uma lista com 40 objetivos porque seu foco ficará muito disperso. Faça uma lista pequena e gaste energia para concretizar apenas essas metas. O que acha de três a sete objetivos? É exatamente o que indica Gary Latham, professor de Eficácia Organizacional, da Universidade de Toronto. Segundo ele, essa é uma maneira para que não ocorram falhas nas conquistas das resoluções.
 
Lembre-se ainda que suas metas devem ser mensuráveis e específicas. Se você quer emagrecer, comer saudável ou iniciar uma atividade física, determine isso de maneira específica e mensurável. Por exemplo: vou perder 15 kg em seis meses, vou comer fruta duas vezes ao dia, vou caminhar todas às segundas, quartas e sextas-feiras.
 
Se você ainda não pensou em novos planos para 2018, seguem algumas dicas que poderão tornar sua vida mais equilibrada no próximo ano.
 
 

“Um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir”, Amyr Klink

 
 
 

Equilibre a sua vida

A vida agitada, muitas vezes, nos deixa fora de órbita. Filhos pedem mais atenção, família pede mais visitas e amigos pedem mais reencontros. Aprenda a equilibrar trabalho e lazer aproveitando a vida com sabedoria e deixando de lado o que de fato pode ficar para depois. Ao adotar esse comportamento, você poderá ter mais momentos saudáveis e menos estresse no dia a dia.
 
 
 

Explore novas possibilidades

Quer viajar sozinho, viaje; quer aprender a tocar um instrumento, aprenda; quer iniciar um curso novo, matricule-se. Aventure-se pelos caminhos que nunca trilhou e tenha as suas próprias experiências.
 
 
 

Viaje mais

Viajar abre a mente, transforma as pessoas, inspira novas ideias e renova as energias. E para fazer isso, não é preciso ir para o outro lado do mundo. Viagens curtas, feitas em um único fim de semana, também podem proporcionar experiências transformadoras.
 
 
 

Movimente-se

A ciência já listou os benefícios da atividade física para a mente e o corpo. Nada mais motivador do que uma virada de ano para dar o primeiro passo. Correr, caminhar, pedalar, nadar ou praticar ioga. Seja qual for a sua escolha, saiba que ela só tende a proporcionar melhorias para a sua vida. Saúde, bem-estar, disposição e autoestima são algumas delas.
 
 
 

Alimente-se bem

Comer bem, não é comer em excesso. Alimentar-se bem é ter uma refeição equilibrada, rica em nutrientes e proteínas. Em conjunto com a atividade física, a alimentação é a chave para uma vida mais saudável. Lembre-se disso sempre.
 
 
 

Liberte-se dos vícios

Não dá para falar de atividade física e alimentação sem falar dos vícios do tabaco e do álcool, por exemplo. Além de colocar em risco para diversos tipos de câncer, o vício também pode prejudicar a saúde física e psicológica de amigos e familiares.
 
 
 

Pratique a meditação

A meditação ajuda a reduzir a ansiedade e depressão, reduz o estresse, aumenta a criatividade, entre outros benefícios. Experimente praticar de 5 a 30 minutos por dia. Com o tempo, você poderá alcançar com mais rapidez estados profundos de meditação.
 
 
 

Melhore a autoestima

Estar bem consigo mesmo é importante tanto para o corpo quanto para a mente. Para melhorar sua autoestima, ame quem você é, agradeça por suas conquistas e celebre cada momento da sua vida.
 
 

Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (16 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em