Voltar

Um toque por você

Um toque por você

O contato físico pode proporcionar sensação de bem-estar e relaxamento

Um toque por você

12 Maio 2010
Quando foi a última vez que você recebeu um abraço ou abraçou alguém? Se faz muito tempo, corra atrás de um amigo e faça isso. Não precisa ficar tímido ou envergonhado, afinal abraçar é um gesto de afeto, o que é muito melhor do que uma atitude de rejeição. Mas se você estiver sem jeito de abraçar sem motivo aparente, dê um tapinha nas costas, que já está valendo, porque o toque faz parte da vida e pode fazer bem para o seu corpo e sua mente.

Em entrevista à revista Superinteressante de maio de 2010, a diretora Tiffany Field, do Instituto de Pesquisas do Toque da Universidade de Miami, afirmou, com base em um estudo, que uma simples massagem pode melhorar a saúde física e mental e a ajudar o sistema imunológico. Para ela, o contato físico é capaz de reduzir a ansiedade, o estresse e a agressividade e a deixar as pessoas mais alegres.

E isso parece fazer todo o sentido. Pensando em nossas reações do dia-a-da, é possível perceber o quanto um abraço de um amigo pode mudar nosso humor e nos deixar mais relaxados. Apesar de muitas relações acontecerem hoje apenas virtualmente, é necessário preservar o contato físico, pois ele é benéfico à saúde e pode levar à sensação de bem-estar. Vale lembrar, porém, que qualquer toque mal-intencionado deve ser reprimido.

Massagem

Quem não gosta de receber uma massagem? Devem existir várias pessoas, mas provavelmente elas não superam o número de quem adora. Uma massagem bem feita costuma ser revigorante e proporcionar o sentimento de estar “novo em folha” após cada sessão e ainda é um ótimo presente para dar àquele amigo que anda meio estressado. Ombros, costas, mãos, pescoço, coxas, cabeça e braços são pressionados e você sente seus músculos, ossos, nervos e pele.

Além de relaxar e estimular a circulação sanguínea, as massagens podem ajudar a aliviar dores e a auxiliar no tratamento de patologias, dependendo do diagnóstico e do tipo de massagem recomendada. Para isso, é necessário procurar um profissional habilitado e, de preferência, que tenha sido indicado por pessoas conhecidas.

Uma massagem caseira também costuma ser bem-vinda e proporcionar benefícios ao bem-estar. Basta esfregar e mover a pele da pessoa, ou mesmo a sua, sem usar força ou leveza em excesso. Experimente!

Taise de Queiroz Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Revista Superinteressante (maio 2010, edição 278)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em