A CNU - Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde Unimed. Comercializa assistência médica empresarial com abrangência nacional, benefícios especiais e atendimento diferenciado. Nasceu com a regulamentação dos planos de saúde em 1998. Atende exclusivamente empresas, sem perder o foco em cada ser humano. Seu objetivo é elevar a satisfação dos clientes Unimed.
Política de Qualidade
A Política da Qualidade é composta pela Identidade Corporativa: Próposito, Visão e Valores.
Propósito
Cuidar da saúde do cliente como operadora nacional, representando, fortalecendo, apoiando e integrando o Sistema Unimed.
Visão de futuro
Ser referência no mercado de saúde suplementar e gerar valor para as sócias.
Valores
Cooperação
Promover a intercooperação e integração entre as áreas, colaboradores e singulares sócias e não sócias, concedendo o apoio necessário a fim de unificar e fortalecer o Sistema Unimed.
Ética
Operar com transparência em todas as esferas, sempre fundamentados pelas melhores práticas de governança corporativa.
Compromisso com os clientes
Proporcionar qualidade de vida aos nossos clientes, por meio do cuidado e promoção da saúde com base em uma relação de respeito, empatia e confiança.
Respeito aos Colaboradores
Inspirar e promover o bem-estar dos nossos colaboradores, respeitando a diversidade e individualidade com foco no constante desenvolvimento humano.
Inovação
Facilitar a experiência dos beneficiários e o relacionamento com toda a cadeia suplementar, fomentando a conveniência, conexão entre as pessoas e melhoria contínua dos processos.
Sustentabilidade
Atuar com o foco em resultados positivos, visando à perenidade do negócio e contribuição para o desenvolvimento da sociedade e preservação do meio ambiente.
RN 277
Em dezembro de 2017, a Central Nacional Unimed foi contemplada com o selo ouro da Resolução Normativa 277, que qualifica as operadoras de planos de saúde em níveis de excelência de operação. Com isso, a cooperativa entrou para um seleto grupo com qualidade atestada pela Agência Nacional de Saúde, certificados nos padrões: Melhoria contínua da qualidade, Qualidade e desempenho da rede credenciada, Gerenciamento dos serviços de saúde, Satisfação dos beneficiários, Gerenciamento de doenças e promoção da saúde, Estrutura e operação e Gestão.
Como resultado do fortalecimento em boas práticas e governança, a Central Nacional Unimed comemorou em 2018 a conquista da ISO 9001:2015. A certificação estabelece padrões de referência para gestão de qualidade.
A Central Nacional Unimed conquistou o Selo Ouro de Referência da ISO 31000, e é pioneira entre as operadoras de saúde a receber o prêmio. Esse é o resultado da intensificação do seu programa de governança com foco em boas práticas e do seu planejamento estratégico, que tem como principais pilares a otimização dos processos operacionais e a qualidade contínua. Para alcançar essa conquista, a cooperativa mapeou todos os seus riscos, com ações para que sejam mitigados por meio de controles, planos de prevenção e contenção cada vez mais efetivos.
A reputação econômica da CNU vem se consolidando há muitos anos. Desde que estreou no anuário Exame “Melhores & Maiores”, em 2004, já galgou 588 posições. É a 122ª maior companhia no país.
Está em 139º lugar no ranking “Melhores da Dinheiro”.
No guia Época 360º, subiu 22 postos de 2016 para 2017, para o 134º lugar.
Na revista Valor 1000, ficou em terceiro lugar na categoria planos de saúde.
Por 10 anos consecutivos, é uma das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. Também tem se destacado como uma das Melhores para Começar a Carreira. Conquistou o terceiro lugar em gestão de pessoas (1001 a 1500 colaboradores) no Valor Carreira.
A Central Nacional Unimed também representa a marca no Top of Mind de RH, considerado o Oscar dos Recursos Humanos. Na categoria Convênio de Assistência, a Unimed venceu 16 vezes em 19 edições.
78,45% dos clientes da CNU qualificam o plano como bom ou muito bom, revela pesquisa do Instituto 121 Labs, realizada em 2020.