Voltar

Unimed São Sebastião do Paraíso realiza inquérito epidemiológico na cidade

Unimed São Sebastião do Paraíso realiza inquérito epidemiológico na cidade

Unimed São Sebastião do Paraíso realiza inquérito epidemiológico na cidade

28 Julho 2020

Ação visa subsidiar as autoridades do município sobre a real situação do quadro de infectados, e conta  com a parceria da Superintendência Regional de Saúde, Prefeitura Municipal e organizações não-governamentais.

A Unimed São Sebastião do Paraíso dentro de sua política de cuidado com a comunidade onde atua, implantou um pacote de medidas em combate ao Coronavírus , dentre elas, adotou a parceira com a Superintendência Regional de Saúde - SRS de Passos, na iniciativa de ampliar o monitoramento do Covid-19 no Sudoeste de Minas, realizando um inquérito epidemiológico em São Sebastião do Paraíso.

A ação, teve início no dia 17 de Julho e contou ainda com as parcerias da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), da Enveritas (Organização sem fins lucrativos), COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais), Unimed Sudoeste de Minas, Via Verde Consultoria Agropecuária e Brazilian Specialty Coffee Association – BSCA.

Os profissionais participantes passaram por um treinamento com a Médica Infectologista da Unimed São Sebastião do Paraíso, Dra. Márcia Cistina Guimarães de Oliveira, que instruiu a equipe envolvida nos devidos cuidados para abordagem da população. Os agentes visitaram as regiões previamente parametrizadas por GPS, onde cada ponto marcou um domicílio para a coleta de amostras de sangue, identificação e preenchimento de um questionário.

Com isso, o estudo busca subsidiar as autoridades do município sobre a real situação do quadro de infectados, tendo em vista que os pacientes que apresentam quadros leves ou assintomáticos  muitas vezes não procuram atendimento médico e podem contribuir na transmissão do vírus.

Segundo os coordenadores do trabalho, não há uma lista prévia confiável e atualizada de pessoas para a amostragem, por isso, optou- se por realizar uma amostragem randomizada e geográfica. “A amostragem não pode ser feita apenas na geografia, mas sim, condicionada a dados de densidade populacional e deve conduzir a um resultado que reflita uma fotografia da população pesquisada no período, comenta Bettarello, representante  da Enveritas.

“Nós apoiamos essa iniciativa pois sabemos que uma leitura real sobre o verdadeiro quadro da Pandemia em Paraíso fará com que possamos estar ainda mais preparados no enfrentamento dos casos ativos em nossa cidade, comenta o Diretor Presidente da Unimed São Sebastião do Paraíso, Dr Matheus Colombarolli. Nesta oportunidade a cooperativa agradece a todos que contribuíram para a coleta das informações.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR:


 
 
 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em