49ª Convenção Nacional Unimed debate o futuro

7 Outubro 2019

O Sistema Unimed esteve reunido, de 1º a 4 de outubro, em “Uma Jornada para o Futuro”, tema que transportou os participantes da 49ª Convenção Nacional Unimed para a imersão de debates e experiências que inspiraram o desenvolvimento do maior sistema cooperativo de saúde do mundo. Realizado pela Unimed do Brasil, o encontro foi sediado, em 2019, em Natal (RN).

Em sua noite de abertura, o presidente da Confederação, Orestes Pullin, ressaltou a necessidade de Federações e Singulares se envolverem cada vez mais no modelo cooperativista e no processo de inovação. “Muitas vezes temos a dificuldade de aceitar o novo mundo, mas precisamos trazê-lo para as nossas cooperativas e aprendermos a conviver com as evoluções que têm sido proporcionadas pela mente humana. Pensar no propósito do cooperativismo também é fundamental, para não perdermos o nosso DNA. É preciso inserir o cooperado nesse contexto. É nosso dever.”

Ele também homenageou a Seguros Unimed e a Unimed Participações pelos 30 anos das empresas.

O evento, considerado o maior do Sistema por sua capacidade de reunir as principais lideranças das cooperativas Unimed, abordou temas relevantes para o setor de saúde, tais como o futuro deste mercado, as terapias gênicas e a Telemedicina – este último assunto contou com duas mesas: Telemedicina como Ferramenta de Trabalho, que teve a palestra de Antônio C. Marttos, diretor do Ryder Trauma Center, em Miami; e Uma Perspectiva da Telemedicina, mesa que reuniu Luis Gustavo Kiatake, presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, e Cesar Biselli Ferreira, líder da Telemedicina no Hospital Sírio-Libanês.

O palestrante internacional Tommaso Di Bartollo falou sobre a transformação da indústria da saúde e a importância dos dados – que também foram tratados em painel sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP).

A Convenção destacou ainda o cenário econômico brasileiro e a necessidade de reformas estruturantes, além de dar espaço para as apresentações das Práticas de Sucessos de 16 Unimeds.

Ao todo, o evento contou com cerca de 1.500 pessoas, entre dirigentes, colaboradores e parceiros. Ademais, foram 306 expositores, 57 estandes, 13 balcões e aproximadamente 90 marcas, que reconhecem a importância da Convenção para o mercado.

Esse público pôde visitar o espaço do Movimento Mude1Hábito, assim como assistir à jornada clínica do paciente dentro do Registro Eletrônico de Saúde (RES), em um showcase especial.