Unimed oferece curso de telemedicina durante a pandemia da COVID-19

Aulas de capacitação online estão disponíveis a médicos que atendem a clientes Unimed em todo o Brasil

Unimed oferece curso de telemedicina durante a pandemia da COVID-19

17 Junho 2020

A telemedicina tem se tornado um importante suporte para a medicina tradicional. E, para ajudar os profissionais de saúde a entender melhor essa metodologia de atendimento que foi reconhecida durante o distanciamento social por conta da pandemia da COVID-19, a Unimed do Brasil, em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (FESP), elaborou o curso online de Capacitação Básica em Telemedicina.

As aulas, abertas a médicos que atendem a clientes Unimed interessados em trabalhar nesta modalidade, possui uma carga horária de 10 horas divididas em quatro módulos:

• Introdução à Telemedicina;
  • Responsabilidade, Segurança e Regulamentação;
  • Organização de um Serviço de Telemedicina;
  • Competências e a Prática da Teleconsulta;

A telemedicina é uma área da telessaúde e uma metodologia de atendimento que disponibiliza assistência médica a distância por meio de tecnologias digitais. É voltada para casos de baixa complexidade, esclarecimento de dúvidas, acompanhamento de pacientes, análise de resultados de exames e troca de informações médicas.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a prática no País, em caráter excepcional, enquanto durar a emergência em saúde pública no país, e o governo federal sancionou em 16 de abril a Lei nº 13.989/2020 regulamentando-a.

“O curso é uma excelente oportunidade para divulgarmos os preceitos que acreditamos para a prática da telemedicina de maneira ética e segura. As aulas estão de acordo com o princípio cooperativista que defende a educação, formação e informação de todos nossos profissionais, proporcionando o entendimento de como se relacionar com o paciente a distância e gerar confiança por meio desta nova metodologia de atendimento”, afirma Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil.

As inscrições custam R$ 90 e podem ser feitas pelo hotsite: https://www.unimed.coop.br/web/curso-telemedicina

Sobre a Unimed – A Unimed possui 52 anos de atuação no mercado de saúde suplementar. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje é composta por 345 cooperativas de saúde, com assistência para cerca de 18 milhões de beneficiários em todo País. Entusiasta do movimento SomosCoop, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Unimed conta com mais de 116 mil médicos, 126 hospitais próprios e cerca de 2.500 hospitais credenciados, além de pronto-atendimentos, laboratórios e ambulâncias para garantir a qualidade da assistência médica, hospitalar e de diagnóstico complementar prestada aos beneficiários das cooperativas. Sua marca é ratificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) como de alto renome por seu grande nível de conhecimento pelo público, autoridade incontestável e fama que ultrapassa os limites do segmento de saúde.