Voltar

Alimentos de cor branca podem reduzir doenças cardíacas, diz estudo holandês

Alimentos de cor branca podem reduzir doenças cardíacas, diz estudo holandês

Para pesquisadores, vegetais e frutas de polpa pálida também melhoram a imunidade

Alimentos de cor branca podem reduzir doenças cardíacas, diz estudo holandês

16 Março 2012
Montar um prato colorido na hora do almoço sempre foi a dica de especialistas para uma alimentação saudável. Apesar da palidez, agora são os alimentos brancos que estão conquistando um espaço nobre na mesa. Entre outros benefícios, os vegetais e frutas de cor branca ajudam a prevenir doenças do coração, auxiliam as defesas do organismo e para completar, têm poucas calorias.

Um estudo realizado pela Universidade Wageningen, na Holanda, com 20 mil adultos de, em média, 41 anos, pode ser o responsável pelos alimentos pálidos terem caído no gosto dos especialistas. A pesquisa ganhou mais visibilidade depois que os resultados foram publicados na revista científica Stroke, da Associação Americana do Coração.

O trabalho holandês sugere que os alimentos com a polpa branca poderiam diminuir o aparecimento de doenças cardíacas e seriam capazes de evitar até um acidente vascular cerebral. Em entrevista à revista Saúde, o presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia Marcus Vinícius Malachias diz que os benefícios são atribuídos à flavina, responsável pela coloração pálida. A substância favorece a renovação celular e ajuda a controlar as taxas de glicose e triglicérides na corrente sanguínea.

Maçã, pera, fruta-do-conde, banana, rabanete, couve-flor, cebola, dentre várias outras opções, são ricas em fibras e cálcio. As primeiras são ótimas para o funcionamento do intestino e promovem a sensação de saciedade e têm tudo para dar um chega para lá na obesidade. Já o cálcio, além de ser bom para o fortalecimento dos ossos, ajuda a regular a pressão.

Se você ainda não ficou convencido a incorporar as frutas e vegetais brancos à sua dieta, mais um argumento: os “pálidos” contém potássio, fósforo e magnésio, que funcionam como protetores do seu corpo porque auxiliam o sistema imunológico a combater infeccções e inflamações oportunistas. Além disso, os três minerais auxiliam o coração a trabalhar no ritmo certo.

: Lembre-se que para ter uma alimentação saudável é importante não pular as refeições, adotar um local tranquilo para comer, montar um prato colorido, caprichar na mastigação e escolher as sobremesas com consciência

Para aproveitar todos os benefícios dos vegetais e frutas brancos, a recomendação é que você coma-os in natura.

Está esperando o quê para atacar uma maçã na hora do lanche e incorporar a couve-flor ao almoço?

Confira os benefícios e calorias de alguns frutas de polpa branca

Maçã

Ótima fonte de fibras, ajuda a prevenir infecções e diminui os níveis de colesterol ruim. Uma maçã tem, em média, 47 calorias

Banana

Rica em vitaminas e sais minerais, uma banana contém, em média, 95 calorias

Pera

Possui alto teor de fibras que auxiliam na digestão e tem efeito diurético. Tem, em média, 60 calorias

Fruta- do-conde

É rica em antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. Contém, em média, 200 calorias e proporciona energia de sobra ao organismo

Francine Athaide Cadore

Fonte: Revista Saúde, Editora Abril, dezembro 2011, Guia Veja de Medicina e Saúde- Alimentação Saudável volume 15

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em