Brincar: mais aprendizado e imaginação
15 Setembro 2011
Diferente de ter a agenda lotada de atividades, as crianças devem ter tempo para brincar. Esse momento é muito importante, pois com as brincadeiras, os pequenos aprendem a coordenar seus movimentos, a lidar com seus anseios e ainda têm a imaginação estimulada. As brincadeiras devem ser uma experiência prazerosa e respeitar a faixa de desenvolvimento e o ritmo de amadurecimento de cada criança.
Pensando em estimular o desenvolvimento da coordenação motora, muitos pais enchem a agenda dos filhos com atividades, como natação, balé e judô. Essas aulas podem ser benéficas se tiverem o intuito de fazer as crianças brincarem, sem a intenção de treiná-las para competições. Os avanços nas atividades podem ocorrer por volta dos seis anos de idade e à medida que a criança apresentar mais capacidade e desenvoltura.
Televisão desligada, imaginação solta
Controlar o tempo que a criança fica em frente à televisão e oferecer outras alternativas de brincadeiras e passatempos pode ser uma oportunidade para ela usar a imaginação. Confira algumas dicas do que propor à criança quando a televisão estiver desligada:
• Ler ou apenas manusear livros para a idade dela;
• brincar de inventar histórias;
• oferecer brinquedos de montar e desmontar, de diferentes formas, texturas e cores;
• utilizar jogos de tabuleiro e quebra-cabeças;
• brincar com massinhas de modelar e outros materiais que deem liberdade para inventar formas;
• praticar atividades ao ar livre, como pega-pega e brincadeiras com bolas.
Fonte: Site Revista Crescer, Livro Filhos - de 2 a 10 anos de idade, da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.