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Brincar: mais aprendizado e imaginação

Brincar: mais aprendizado e imaginação

Tempo livre para brincadeiras deve fazer parte da rotina das crianças

Brincar: mais aprendizado e imaginação

15 Setembro 2011


Diferente de ter a agenda lotada de atividades, as crianças devem ter tempo para brincar. Esse momento é muito importante, pois com as brincadeiras, os pequenos aprendem a coordenar seus movimentos, a lidar com seus anseios e ainda têm a imaginação estimulada. As brincadeiras devem ser uma experiência prazerosa e respeitar a faixa de desenvolvimento e o ritmo de amadurecimento de cada criança.

Pensando em estimular o desenvolvimento da coordenação motora, muitos pais enchem a agenda dos filhos com atividades, como natação, balé e judô. Essas aulas podem ser benéficas se tiverem o intuito de fazer as crianças brincarem, sem a intenção de treiná-las para competições. Os avanços nas atividades podem ocorrer por volta dos seis anos de idade e à medida que a criança apresentar mais capacidade e desenvoltura.

Televisão desligada, imaginação solta
Controlar o tempo que a criança fica em frente à televisão e oferecer outras alternativas de brincadeiras e passatempos pode ser uma oportunidade para ela usar a imaginação. Confira algumas dicas do que propor à criança quando a televisão estiver desligada:

Ler ou apenas manusear livros para a idade dela;

brincar de inventar histórias;

oferecer brinquedos de montar e desmontar, de diferentes formas, texturas e cores;

utilizar jogos de tabuleiro e quebra-cabeças;

brincar com massinhas de modelar e outros materiais que deem liberdade para inventar formas;

praticar atividades ao ar livre, como pega-pega e brincadeiras com bolas.


Taise de Queiroz Bertoldi

Fonte: Site Revista Crescer, Livro Filhos - de 2 a 10 anos de idade, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


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