Voltar

Como preparar-se para viajar sem os filhos

Como preparar-se para viajar sem os filhos

Certificar-se de que as crianças ficarão bem pode ajudar os pais a se tranquilizarem durante a ausência deles

Como preparar-se para viajar sem os filhos

19 Abril 2011


Separar-se do filho pela primeira vez pode ser angustiante para os pais e, quando a razão do afastamento é uma viagem, a preocupação pode ser ainda maior por causa da distância. Preparar as crianças para a situação e controlar sua própria ansiedade pode facilitar a despedida e o período de ausência.

Nas primeiras vezes em que os pais viajam, pode ser difícil ficar afastado dos filhos, mas é necessário tentar lidar com a experiência da melhor forma possível para que se torne cada vez mais fácil. A reação do filho diante da notícia de que ficarão longe dos pais geralmente varia de acordo com a idade.

• Entre seis meses e dois anos de idade: tenha certeza de que as crianças ficarão confortáveis com a babá ou com quem for cuidar deles. Se possível, prefira que eles permaneçam em suas casas enquanto estiver fora do que na casa de outra pessoa.

• Pré-escolares: as crianças nessa idade podem não entender por que os pais vão partir e podem pensar que a separação é um tipo de punição para alguma coisa que eles fizeram. Por isso, é importante explicar as razões da viagem de uma forma que eles entendam. Alguns podem se comportar como uma criança mais nova. Se for o caso, pode ser eficiente lembrá-los de que o comportamento não é apropriado e que isso não vai fazê-lo desistir da viagem.

• Escolares: costumam demonstrar mais diretamente seus sentimentos de tristeza e raiva em relação à partida dos pais.


Para que tanto a criança quanto os pais fiquem mais confortáveis e tranquilos com a situação, os pais podem tomar algumas atitudes e irem acostumando a criança para os demais períodos de ausência. Confira as dicas:

• Se vai demorar, não diga que estará de volta antes do previsto. Fale sempre a verdade para não causar frustrações na criança e dificultar as próximas despedidas;

• não saia escondido, procure sempre se despedir do filho, mesmo que seja bebê e pareça não entender o que está acontecendo;

• explique que precisa ir, mas que vai voltar;

• não deixe de demonstrar que você também sentirá a falta dele enquanto estiver ausente;

• explique a rotina da criança e deixe todas as recomendações para a babá;

• procure controlar sua angústia e insegurança, se houver, para que não influenciem seu filho.



Taise Bertoldi

Fonte: Kids Health e site Revista Crescer (Seus Filhos – Comportamento).

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em